DestaquePalmas

Vereadores aprovam troca de nome da Avenida Teotônio Segurado para Siqueira Campos

A Câmara Municipal de Palmas aprovou nesta quarta-feira (1º/10) o Projeto de Lei nº 252/2025, que altera o nome da Avenida Teotônio Segurado — uma das principais vias da capital — para Avenida Siqueira Campos, em homenagem ao idealizador da construção da cidade.

O projeto é de iniciativa conjunta dos parlamentares e revoga a Lei Municipal nº 1.611, de 07 de maio de 2009, que dá nome à via atualmente.

Na justificativa, os parlamentares ressaltaram que a trajetória de Siqueira Campos é um exemplo de superação, resiliência e dedicação ao povo tocantinense, e a mudança de nome da principal avenida da capital busca eternizar sua memória no cotidiano da população.

Com a aprovação, o projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Eduardo Siqueira (Podemos), que é filho do ex-governador. Uma vez sancionado e publicado no Diário Oficial do Município, a mudança de nome entrará oficialmente em vigor.

Outras homenagens a Siqueira

O ex-governador já recebeu outras homenagens significativas. Em 2024, a Assembleia Legislativa aprovou a mudança do nome da ponte Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas a Luzimangues, para Ponte José Wilson Siqueira Campos. Além disso, o Palácio Araguaia, sede do governo estadual, também recebeu o nome do político, consolidando seu legado como o maior símbolo da criação do Estado.

Quem foi Joaquim Teotónio Segurado?

Teotônio Segurado foi um líder político e militar brasileiro nascido em 1760, em São Paulo, e é lembrado como um dos primeiros defensores da criação da Capitania do Tocantins, ainda no período colonial. Nomeado ouvidor-geral da Comarca de São João do Tocantins, em 1812, ele atuou na região de Porto Real (atual Porto Nacional) e se destacou por propor a emancipação administrativa da parte norte de Goiás, que já naquela época reivindicava autonomia. Apesar de não ver seu projeto concretizado em vida — faleceu em 1831, no Rio de Janeiro —, seu nome permaneceu associado ao ideal separatista que, mais de 150 anos depois, resultaria na criação do Estado do Tocantins pela Constituição de 1988.

Trajetória de Siqueira Campos

Nascido em Crato (CE), em 1º de agosto de 1928, filho de seringueiros, José Wilson Siqueira Campos iniciou a vida pública ainda jovem e tornou-se o principal líder do movimento separatista que resultou na criação do Tocantins pela Constituição de 1988.

Siqueira Campos foi eleito o primeiro governador do Estado e, ao todo, exerceu o cargo por quatro mandatos, sendo o governador que mais vezes ocupou o posto. Foi sob sua liderança que Palmas nasceu, planejada para ser a capital de um Estado que buscava sua identidade própria e seu desenvolvimento.

Siqueira Campos faleceu em 4 de julho de 2023, aos 94 anos, em Palmas. Sua morte mobilizou lideranças políticas e a população, que reconhecem nele o maior responsável pela criação do Tocantins.

Fonte: AF Noticias