STJ revoga medidas cautelares impostas ao ex-governador Mauro Carlesse e ao sobrinho
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou, nesta sexta-feira (3), todas as medidas cautelares impostas ao ex-governador do Tocantins Mauro Carlesse (Agir) e ao ex-secretário Claudinei Quaresemin, sobrinho do político. A decisão é do ministro Mauro Campbell Marques, que acolheu pedido da defesa dos investigados.
Carlesse e Quaresemin foram presos preventivamente em dezembro de 2024, suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção e de planejar fuga do país. Segundo as investigações da Polícia Civil, ambos já teriam providenciado documentos e residência no Uruguai e na Itália.
Com a decisão do STJ, foram revogadas todas as medidas restritivas impostas para a soltura deles no início deste ano, incluindo:
-
comparecimento bimestral em juízo;
-
proibição de contato com investigados e testemunhas;
-
proibição de deixar a comarca;
-
proibição de exercer cargo ou função pública no Estado e nos municípios;
-
proibição de sair do país e obrigação de entregar o passaporte.
Leia também:
-
Operação barrou esquema bilionário no governo Carlesse, diz polícia ao indiciar 26 pessoas
-
Carlesse quer disputar o governo em 2026: ‘fizemos um trabalho maravilhoso no estado’
Em nota, a defesa de Mauro Carlesse afirmou que a decisão “reconhece que a prisão do ex-governador foi injusta e sem provas”, destacando que o STJ teria entendido que a medida “era nula desde a origem, por se basear em elementos considerados irregulares e inválidos”.
O processo segue em tramitação sob sigilo no Superior Tribunal de Justiça.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
