DestaquePalmas

Morador de Palmas é alvo da PF por armazenar imagens de exploração sexual infantil

Notícias do Tocantins – A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (6), a Operação Guardião do Futuro VI, visando o aprofundamento de investigações sobre exploração sexual infantil e compartilhamento de material contendo cenas de abuso de crianças e adolescentes. A nova fase faz parte de uma ofensiva nacional da PF contra crimes praticados em ambiente digital.

No Tocantins, as ações se concentraram em Palmas, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal. As investigações começaram a partir do uso de ferramentas de monitoramento digital, que identificaram arquivos de fotos e vídeos com conteúdo de exploração sexual infantil sendo compartilhados na internet.

Durante o cumprimento do mandado, diversos dispositivos eletrônicos e mídias de armazenamento foram apreendidos na residência do investigado. Todo o material passará por perícia criminal de informática, etapa fundamental para esclarecer a possível participação do suspeito, bem como identificar outros envolvidos e novas vítimas.

O suspeito poderá ser indiciado por posse e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil, crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelecem penas de até 10 anos de reclusão.

A OPERAÇÃO

A Operação Guardião do Futuro teve início em 2019 e já passou por cinco fases anteriores, que resultaram na prisão de dezenas de suspeitos e na apreensão de milhares de arquivos ilícitos em todo o país. Nesta sexta fase, a PF busca ampliar a identificação de redes criminosas que atuam no ambiente digital e reforçar a proteção da infância e da adolescência.

Segundo a Polícia Federal, o nome da operação simboliza o comprometimento permanente da instituição com a defesa das crianças e adolescentes, reafirmando o papel da corporação como “guardiã do futuro” das novas gerações.

Fonte: AF Noticias