MPTO investiga emenda de deputado sobrinho de Laurez para bancar show em Gurupi
O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades na destinação de emenda parlamentar do deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) ao custeio de um show promovido pela Prefeitura de Gurupi. O parlamentar é sobrinho do governador Laurez Moreira (PSD).
A investigação foi aberta na terça-feira (21/10) pela 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi, sob condução do promotor André Henrique Oliveira Leite, com base em uma representação anônima recebida pelo órgão. Segundo o MPTO, há indícios mínimos de irregularidades que justificam a apuração.
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do MPTO, o procedimento tem como objeto “apurar supostas irregularidades em emenda parlamentar concedida pelo deputado Gutierres Torquato para custeio de show no Município de Gurupi”. O documento ressalta que, se confirmadas, as irregularidades podem configurar ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429/1992.
O que diz o Ministério Público
Na portaria de instauração, o promotor André Henrique Leite destacou a necessidade de diligências essenciais para esclarecer os fatos e a destinação exata do recurso. O MPTO determinou o envio de ofício ao deputado Gutierres Torquato, reiterando o pedido de informações sobre a emenda, e também a comunicação da instauração ao Conselho Superior do Ministério Público.
O órgão ainda determinou a publicação da portaria no portal oficial do MPTO, em atenção aos princípios da publicidade e transparência.
Ligação com o Arraiá da Amizade
O MPTO não informou oficialmente qual evento é alvo da apuração. Contudo, em junho deste ano, o parlamentar, ao lado da prefeita Josi Nunes (União Brasil), manifestou publicamente ter contribuído para viabilizar uma das atrações do Arraiá da Amizade, tradicional festa junina organizada pela Prefeitura de Gurupi.
Na ocasião, Gutierres anunciou a destinação de uma emenda parlamentar para custear o show da dupla sertaneja Zé Ricardo & Thiago, uma das principais atrações do evento.
“Fico muito feliz em contribuir com o Arraiá da Amizade, que movimenta a economia, valoriza as tradições e promove lazer para as famílias gurupienses. Essa festa vai ser linda e vai se consagrar como uma das maiores do Norte do Brasil”, afirmou o parlamentar em publicação de 19 de maio.
Leia também:
-
Detran/TO notifica donos de 1.900 veículos apreendidos em Araguaína, Gurupi e Arraias
-
Cortes de despesas atingem Palmas, Gurupi, Porto, Paraíso e podem chegar a Araguaína
Pedido de informações
O AF Notícias solicitou, com base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), dados à Prefeitura de Gurupi sobre o valor total pago à dupla Zé Ricardo & Thiago, incluindo cachê, hospedagem, transporte, produção e a fonte dos recursos utilizados.
Também foi solicitada ao deputado a relação desta e outras emendas parlamentares destinadas a eventos culturais em Gurupi entre 2024 e 2025. Até o momento, nenhuma das partes respondeu aos pedidos.
Quem é o deputado investigado
Gutierres Torquato, natural de Uruaçu (GO) e radicado em Gurupi, é formado em Fisioterapia e Direito. Já exerceu os cargos de secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Administração e Saúde, e cumpre mandato de deputado estadual desde 2022.
Com a chegada de Laurez Moreira ao comando do Estado, o parlamentar ganhou protagonismo político, passando a acompanhar o gestor em diversas agendas e eventos públicos.
Próximos passos
O inquérito seguirá sob responsabilidade da 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi, que poderá requisitar documentos, ouvir testemunhas e solicitar informações financeiras sobre os contratos e pagamentos realizados.
Caso sejam confirmadas irregularidades, o MP poderá propor ação civil pública por improbidade administrativa.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
