Governador transfere gabinete para a Saúde e monitora de perto gestão da crise financeira
Em uma medida inédita e de forte simbolismo administrativo, o governador do Tocantins, Laurez Moreira, transferiu neste sábado, 8, o gabinete do Governo para a sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO). A decisão busca garantir acompanhamento direto das ações e medidas emergenciais decorrentes do decreto de situação de emergência financeira na Saúde, publicado recentemente.
O objetivo, segundo o governador, é reorganizar a estrutura administrativa e operacional do sistema público de saúde, assegurando que as medidas adotadas tenham impacto real na qualidade da assistência prestada à população.
“Desde que assumimos o governo, temos procurado ouvir as equipes e compreender a realidade de cada área. Na saúde, já fizemos um levantamento minucioso das condições financeiras, o que nos levou a decretar situação de emergência. Agora, é hora de definir prioridades, sem comprometer o atendimento à população”, afirmou Laurez Moreira.
Durante a reunião com secretários e equipe técnica da SES/TO, foi apresentado um panorama detalhado da rede assistencial do SUS sob gestão estadual. O Governo do Tocantins é responsável por 89% das internações hospitalares (85 mil por ano) e 97% dos partos realizados pelo SUS (20 mil anuais). A rede está dividida em oito regiões de saúde, com 1.745 leitos clínicos (71% do total) e 280 leitos de UTI (97% do total existente no Estado).
Leia também
-
Decreto de emergência financeira na Saúde por 180 dias prevê auditorias e renegociações
-
Wanderlei reage a decreto de emergência e acusa Laurez de tentar criar uma ‘crise artificial’
-
Dimas confronta Wanderlei e dispara: ‘total ineficiência, descontrole e uma fábrica de crise’
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, destacou que a presença do governador e de outras pastas dentro da Secretaria representa integração e agilidade nas decisões.
“Com o governador aqui, conseguimos alinhar diretamente as demandas e acelerar processos que envolvem outras áreas da gestão. É um passo importante para transformar a realidade da saúde pública tocantinense”, afirmou.
A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES/TO, Luiza Regina Noleto, reforçou que a iniciativa permitirá uma visão mais completa dos projetos e necessidades do sistema.
“Apresentamos dados e projetos em andamento para subsidiar decisões baseadas em evidências e planejamento estratégico. O objetivo é construir um SUS mais eficiente e acessível”, explicou.
A reunião contou ainda com a presença da secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha; do secretário do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas; do secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo; da secretária-chefe da Casa Civil, Irana Coelho; do chefe de gabinete do governador, Ailton Parente Araújo; e da presidente do Igeprev, Bárbara Jesuína Mendes Gomes.
Com a mudança temporária do gabinete, Laurez Moreira sinaliza que a saúde é prioridade absoluta do governo, assumindo pessoalmente o comando das ações para restabelecer o equilíbrio financeiro e garantir que os serviços cheguem com eficiência à população.
Fonte: AF Noticias
