AraguaínaDestaque

Capacitação em Terapia ABA fortalece rede de atendimento a autistas em Araguaína

Notícias de Araguaína – A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de novembro, a formação “Terapia ABA na Prática para Profissionais da Saúde”, em parceria com a HS Training Academy.

A capacitação reuniu 150 profissionais no primeiro dia, exclusivo para profissionais da Saúde e 300 participantes no segundo dia, aberto para pais, familiares, cuidadores e colaboradores de outras instituições.

Com o propósito de qualificar equipes da Saúde e Educação para aplicar, de forma prática, o método de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), considerado um dos modelos mais eficazes no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a formação contemplou profissionais do CAPS Infantil, Atenção Básica, Praça CEU, APAE Araguaína, Educação Especial do Município e demais serviços especializados.

A ABA para o desenvolvimento

A Terapia ABA é uma metodologia baseada em evidências científicas que trabalha o desenvolvimento de habilidades cognitivas, comportamentais, sociais, emocionais e sensoriais, auxiliando a criança ou adulto com TEA a alcançar maior autonomia, comunicação e qualidade de vida. O método também orienta famílias e profissionais a compreenderem melhor os comportamentos e necessidades individuais, promovendo um cuidado estruturado, contínuo e humanizado.

A capacitação contou com o suporte da Clínica Escola Mundo Autista, referência estadual em atendimento a pessoas com TEA. Há oito anos, a instituição transforma realidades por meio de atendimentos qualificados; apenas em 2024 foram mais de 50 mil atendimentos, totalizando quase 200 mil desde sua criação. Reconhecida nacionalmente, recebeu o Prêmio Nise da Silveira, concedido pela Câmara dos Deputados.

Outra instituição presente na formação foi o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), inaugurado em 2019 e responsável por atender mais de 50 municípios, com cerca de 3 mil atendimentos mensais. Sua estrutura é a única no Tocantins com oficina ortopédica, oferecendo gratuitamente próteses, órteses e equipamentos que devolvem autonomia aos pacientes. O CER conta com 10 médicos e 35 profissionais multidisciplinares, somando mais de 115 mil procedimentos realizados desde sua implantação.

O olhar da gestão: capacitação para transformar vidas

A superintendente da Escola de Saúde Pública de Araguaína (ESPA), Sue Ellen Sena, destacou o impacto formativo da capacitação.

Capacitando de forma prática os profissionais que atendem diretamente esse público, fortalecemos o uso da Análise do Comportamento Aplicada. Dessa forma, o foco está nos pacientes com Transtorno do Espectro Autista, para que o manejo e o atendimento sejam cada vez mais qualificados, ampliando ainda mais essa rede de apoio tão essencial“, destacou.

A diretora da Clínica Escola Mundo Autista, Glauciana Valadares, reforçou a relevância de integrar as equipes e fortalecer o cuidado especializado.

“Para que a inclusão aconteça e para que nossas crianças com autismo tenham qualidade de vida, é fundamental que todos estejam integrados. A análise do comportamento aplicada possibilita desenvolver habilidades sensoriais, comportamentais, emocionais e sociais, reduzindo prejuízos e fortalecendo a autonomia. Nossa rede de apoio é multidisciplinar e trabalha unida para que cada criança possa construir uma trajetória com mais independência e perspectiva de futuro“, afirmou a diretora.

Integração, formação e rede de apoio fortalecida

A capacitação reforça o compromisso do município com a formação continuada, a inclusão e o cuidado especializado. Ao reunir profissionais de diferentes áreas, instituições referência e familiares, Araguaína amplia sua capacidade de atendimento ao público com TEA e fortalece uma rede de apoio que dialoga, aprende e evolui coletivamente.

A formação foi organizada pela HS Training Academy, com apoio da Escola de Saúde Pública de Araguaína (ESPA), reafirmando o compromisso da gestão em promover práticas baseadas em evidências e ampliar o acesso a um atendimento qualificado e humanizado.

Fonte: AF Noticias