Exoneração inesperada na SSP: Laurez tira Bruno Azevedo e nomeia delegado aposentado
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP) tem um novo titular. O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (1º) publicou a inesperada exoneração do delegado Bruno Sousa Azevedo e a nomeação do delegado aposentado Abizair Antônio Paniago para o comando da pasta.
Azevedo era um dos remanescentes da gestão do governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos). Ele havia deixado o governo quando Wanderlei foi afastado, mas foi reconduzido ao cargo pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), que agora definiu sua substituição de forma definitiva.
Resistência interna marcou a gestão de Azevedo
Mesmo durante o governo Wanderlei, a nomeação de Bruno Azevedo enfrentou forte resistência entre entidades da Polícia Civil. Em 17 de janeiro, nove instituições — entre elas SINPOL, Sindiperito, Feipol-Con, Feapol, AEPTO e Agepol — realizaram uma assembleia e declararam posição contrária ao então secretário.
As entidades alegavam que Azevedo, presidente do Sindicato dos Delegados (Sindepol), tinha um “histórico de defesa unilateral” e que sua presença no comando da Segurança Pública “comprometia a harmonia e a estabilidade interna da corporação”.
Apesar das manifestações, Wanderlei Barbosa o nomeou em 16 de janeiro deste ano. A reação levou à convocação de uma mobilização em fevereiro, em frente à SSP, logo após a retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa.
Em setembro, Laurez Moreira promoveu a exoneração em massa de todo o primeiro escalão do governo, mas decidiu reconduzi-lo ao cargo.

Leia também:
-
Laurez ignora pedido de veto da ATM e sanciona isenção de IPVA para elétricos e híbridos
-
Governo inaugura asfalto no Jalapão e dá sinal verde para pavimentação de outra rodovia
Quem é o novo secretário
O novo titular da SSP, Abizair Antônio Paniago, é delegado aposentado, advogado e professor universitário. Ele já comandou a pasta de forma interina em 2016, quando coordenou discussões sobre reforço estrutural da Polícia Civil e concursos públicos.
Também foi presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, em 2009, ganhando projeção nacional nos debates sobre políticas públicas de segurança. Formado em Direito pela PUC-Goiás, possui diversas especializações e atua como docente de Direito Penal e Processual Penal na ULBRA Palmas.
Reconfiguração do governo de Laurez
A saída de Azevedo ocorre dentro de uma reorganização administrativa promovida por Laurez Moreira desde que assumiu o comando interino do Estado. Com a exoneração de Bruno Azevedo, o governador passa a manter seis secretários remanescentes da gestão Wanderlei Barbosa:
-
Osires Damaso, secretário das Cidades;
-
Irana Coêlho, chefe da Casa Civil;
-
Paulo Lima, presidente da Adapec;
-
Murilo Centeno, controlador-geral;
-
Bárbara Jesuína, presidente do Igeprev;
-
Cledson Lima, presidente do Naturatins.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
