Pesquisa nacional aponta HDT-UFNT com quase 95% de satisfação entre pessoas atendidas
Notícias de Araguaína – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada ao longo de 2025, sob coordenação da Ouvidoria-Geral da Ebserh, com participação das Ouvidorias dos hospitais da Rede. No Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT-UFNT), o levantamento apontou índice de 94,38% de satisfação geral entre os usuários atendidos.
Ao todo, 677 participantes responderam à pesquisa no HDT-UFNT, sendo 470 usuários e 207 acompanhantes. Os resultados também indicam elevado nível de confiança na instituição, com 97,78% dos participantes afirmando que indicariam o hospital a familiares ou amigos. A nota média geral atribuída aos serviços utilizados foi de 9,08.
Confira os resultados da PSU do HDT neste link.
A avaliação global mostra que 63,91% dos respondentes se declararam muito satisfeitos e 30,47% satisfeitos com os serviços prestados pelo hospital.
Entre os atendimentos avaliados, a internação obteve nota média de 9,39, com destaque para o atendimento da equipe médica, aprovado por 80,4% dos participantes como muito satisfatório, e para o atendimento dos demais profissionais de saúde, que alcançou 84,2% de avaliação máxima. No ambulatório, a nota média foi de 9,05, com avaliações positivas concentradas no atendimento da equipe médica e nas orientações prestadas aos usuários.
A estrutura física do hospital também foi bem avaliada, com nota média de 9,17. Itens como iluminação dos ambientes, sinalização, acessibilidade e conservação geral obtiveram percentuais elevados de satisfação, superando 80% de avaliações como muito satisfatórias em diversos quesitos.
Os serviços de refeições apresentaram nota média de 9,31, com destaque para a gentileza e educação dos funcionários, a pontualidade na entrega e a qualidade da alimentação. Já o domínio de rouparia, limpeza e manejo de resíduos registrou a maior média entre os avaliados, com nota 9,55, evidenciando reconhecimento dos usuários quanto à limpeza geral, à qualidade das roupas fornecidas e à agilidade dos serviços.
Na área de segurança e controle de acesso, a nota média foi de 9,31, com avaliações positivas relacionadas ao acesso controlado e à sensação de segurança no ambiente hospitalar. Além disso, 95,3% dos participantes afirmaram que não houve suspensão de procedimentos por problemas em equipamentos.
Segundo a ouvidora do HDT-UFNT, Veronica Cardoso Dias, os resultados reforçam a importância da escuta ativa dos usuários. “A Pesquisa de Satisfação permite compreender a experiência real de quem utiliza os serviços do hospital. Esses dados demonstram o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas equipes e também orientam a gestão na adoção de melhorias contínuas, sempre com foco na qualidade do cuidado e no fortalecimento do SUS”, destacou.
Dados da PSU sobre a Rede
A Ebserh também divulgou os dados nacionais que reúnem as respostas dos usuários SUS sobre os 45 Hospitais da Rede. Com 31.648 consultados, a Pesquisa registrou 92,5% de satisfação geral dos pacientes, média das instituições de 8,98 e o índice de que 97,6% dos participantes indicam os Hospitais. Outras médias foram: de atendimentos em internação (9,20) e nos ambulatórios (8,94), estrutura (8,58), serviço de refeições (9,01), rouparia e limpeza (8,97), e segurança (8,94).
O ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, destacou que a PSU fornece diagnósticos importantes para os Hospitais e suas respectivas áreas de gestão. Segundo ele, os resultados permitem “identificar pontos de melhoria nos serviços ofertados, possibilitando a promoção de ações coletivas e mudanças concretas na realidade institucional, além de viabilizar um espaço de escuta direta ao usuário para otimizar o protagonismo dos sujeitos numa dimensão de participação e de controle social”, declarou. Todas as edições da PSU podem ser acessadas aqui.
Sobre a Ebserh
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
