Voos da Gol são cancelados por causa de problemas técnicos no Aeroporto de Araguaína
Notícias de Araguaína – O voo noturno da GOL Linhas Aéreas previsto para a noite desta sexta-feira (30/01) de Palmas para Araguaína foi cancelado, devido à indisponibilidade de equipamentos essenciais para a segurança das operações aéreas no aeroporto de Araguaína.
De acordo com informações constantes no AISWEB, sistema oficial do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o aeródromo apresenta restrições operacionais na Estação Meteorológica, o que dificulta pousos e decolagens.
Sem funcionamento, a Estação Meteorológica deixa de fornecer dados confiáveis sobre condições climáticas, item obrigatório para a operação aérea regular. Segundo a prefeitura, o equipamento foi atingido por um raio durante uma forte chuva que caiu recentemente na cidade.
Diante desse cenário, a Gol optou pelo cancelamento do voo, seguindo protocolos de segurança operacional.
A situação causou transtornos a diversos passageiros, que ficaram prejudicados com o cancelamento, enfrentando remarcações, atrasos e a necessidade de buscar alternativas para seguir viagem.
A administração do Aeroporto de Araguaína é de responsabilidade do poder público municipal, mas está sob gestão da ESAERO.
O que diz a Prefeitura de Araguaína:
A Prefeitura de Araguaína informa que durante a última tempestade que ocorreu na cidade, uma descarga elétrica acabou atingindo o equipamento da estação meteorológica do Aeroporto de Araguaína, danificando uma peça da estação.
O Município mobilizou todos os esforços necessários para a substituição da peça adquirida de fora do estado do Tocantins, que chegou apresentando defeitos durante a instalação.
Diante disso, a substituição da nova peça já está sendo providenciada em caráter de urgência.
É importante destacar que a Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, tomou todas as medidas necessárias junto a Esaero Serviços Aeroportuários, empresa responsável pela gestão e operacionalização do Aeroporto de Araguaína, para a alimentação dos dados de navegação de forma manual, garantindo a operação normal dos vôos comerciais na cidade. No entanto, a decisão final de decolagem fica a critério do comandante de cada aeronave, que na última sexta-feira, 30, optou por não decolar do Aeroporto de Palmas.
Quanto ao PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), a Prefeitura de Araguaína informa que o equipamento foi inspecionado e aprovado pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo). Recentemente o equipamento foi reposicionado para que o Aeroporto de Araguaína possa receber aeronaves maiores e no momento se encontra em nova fase de homologação. Todos os trâmites estão sendo acompanhados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), bem como pela empresa de aviação que atualmente opera em Araguaína, não afetando a operação de vôos comerciais na cidade.
A reportagem entrou em contato com a Gol Linhas Aéreas e aguarda posicionamento oficial.
Confira, abaixo, as frequências e os horários dos voos:
Atualmente, a Gol opera três voos semanais que ligam Araguaína a Palmas, às segundas, quintas e sábados. Na rota Araguaína–Palmas, as decolagens ocorrem às 2h45, com chegada às 3h45. O retorno de Palmas para Araguaína acontece às 23h55, com chegada à 0h50, às quartas, sextas e domingos.

- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
