Sem discurso de Wanderlei, Marcos Antônio toma posse e consolida vitória no MP de Contas
Notícias do Tocantins – O novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Tocantins (MPCTO), Marcos Antônio da Silva Modes, tomou posse solene nesta quarta-feira (4), durante a Sessão Solene Especial em comemoração aos 37 anos de criação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO). A cerimônia, com cerca de uma hora de atraso, foi realizada no auditório Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, na sede administrativa da Corte, em Palmas.
Durante a solenidade, Modes destacou a continuidade do trabalho institucional e o papel técnico do órgão de controle.
“Continuarei agindo de forma incansável e técnica, pois acredito que o verdadeiro progresso só é possível com a eficácia e a eficiência que se espera”, afirmou. Ele também fez referência a uma obra presente no memorial do Tribunal, que simboliza sinais numéricos, relacionando a imagem ao papel do TCE enquanto instituição responsável pela orientação, fiscalização e fortalecimento da boa governança pública.
Marcos Antônio Modes ingressou no Tribunal de Contas como procurador por meio de concurso público em 1998, tomando posse em janeiro de 1999. Após disputa institucional, ele substitui o ex-procurador-geral de Contas Oziel Pereira dos Santos e já havia exercido a função nos dois últimos biênios: 2022/2023 e 2024/2025.
Autoridades políticas presentes
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) participou da cerimônia e compôs a mesa de honra ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), e do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que também representou a senadora Dorinha Seabra (União Brasil).
Apesar da presença, Wanderlei e Amélio se abstiveram de discursar. A justificativa foi apresentada ao final da solenidade pelo presidente do TCE-TO, conselheiro Alberto Sevilha, que informou que a decisão ocorreu “em razão do adiantado da hora”. Entre as autoridades políticas, apenas Eduardo Siqueira fez uso da palavra.
A postura do governador contrastou com sua participação em 2024, quando discursou na posse do então procurador-geral de Contas João Paulo de Oliveira Silva, reconduzido ao cargo para o biênio 2024/2026. Na ocasião, Wanderlei destacou a importância do controle externo, da transparência e da parceria entre o TCE e o Executivo estadual para a eficiência da gestão pública.
Disputa institucional
A posse solene de Marcos Antônio Modes ocorre após uma disputa institucional e judicial envolvendo o comando do Ministério Público de Contas. Ele havia sido nomeado inicialmente em novembro de 2025 pelo então governador interino Laurez Moreira, após ser o mais votado na lista tríplice encaminhada pelo TCE-TO.
Com o retorno de Wanderlei Barbosa ao cargo, o ato foi anulado e outro nome da lista, José Roberto Torres Gomes, foi indicado, o que gerou ampla repercussão, já que Torres havia sido o menos votado na eleição interna e é irmão do senador Eduardo Gomes (PL).
O embate sofreu uma reviravolta judicial no TJTO, e o TCE foi obrigado a dar posse imediata a Marcos Antônio Modes, que passa a assumir, de forma oficial e solene, a chefia do MPCTO para o biênio 2026/2027.
Leia também:
-
TCE empossa Marcos Antônio como procurador-geral após derrota de Wanderlei na Justiça
-
Após reviravolta, Laurez diz que posse de Procurador-Geral de Contas fortalece instituições
Declaração de Laurez
Presente na cerimônia, mas fora da mesa de honra, o vice-governador Laurez Moreira (PSD) comentou a escolha de Modes.
“Estou muito feliz porque aqui é a vontade que a gente percebeu do Tribunal, da grande maioria dos procuradores. O empossado é uma pessoa que tem uma bela história no Tribunal. Era o único da lista tríplice que ainda não tinha sido escolhido e eu entendi que era o melhor caminho. Graças a Deus, a Justiça reconheceu que fizemos a escolha correta e dentro das formalidades legais”, afirmou.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
