Em Araguaína, Amélio anuncia região metropolitana e licitação para duplicação da TO-222
Notícias do Tocantins – O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres, participou da sessão de abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Araguaína, nesta segunda-feira (9/2), onde anunciou a licitação para duplicação do trecho da TO-222 até o distrito de Novo Horizonte e a criação da Região Metropolitana de Araguaína, uma medida que deve reforçar o desenvolvimento econômico, social e urbano da região Norte do estado.
Em seu discurso, Cayres destacou a importância de prestigiar a sessão legislativa e agradeceu aos vereadores presentes, mencionando o presidente da Câmara, Max Fleury (MDB), e colegas parlamentares, reforçando a parceria entre o Legislativo estadual e municipal.
O presidente também ressaltou a relevância econômica e social da região Norte do Tocantins. “Às vezes a gente é um pouco bairrista pela nossa região, e isso acontece porque o povo não entende e não conhece os números. A região Norte, de Colinas até Esperantina, detém 60% do PIB do Estado do Tocantins. Araguaína, sozinha, representa mais de 40% do PIB do estado. Essa é a região que me orgulha e que me motiva, cada vez mais, a trabalhar junto com vocês pelo desenvolvimento do Tocantins. Nossa região Norte precisa ser tratada como ela merece”, afirmou Cayres.
CONCLUSÃO DO HGA E DUPLICAÇÃO DA TO-222
Ao falar sobre a gestão municipal, Cayres elogiou o trabalho do prefeito Wagner Rodrigues, afirmando que “Araguaína tem o prefeito que a cidade merece”. Ele destacou que Araguaína é referência para a região do Bico do Papagaio, onde pacientes de municípios vizinhos são transferidos para atendimento na cidade. “Precisamos olhar com mais seriedade e desenrolar a ‘cabeça de freira’, que é o novo Hospital Geral de Araguaína (HGA). O prefeito tem feito a sua parte, construindo hospitais de referência na rede municipal”, reforçou.
Cayres também aproveitou para trazer o abraço do governador Wanderlei Barbosa e informar que, no dia 18 de fevereiro, será licitada a obra de duplicação do trecho da TO-222 até o distrito de Novo Horizonte, projeto estratégico para o desenvolvimento da região.
REGIÃO METROPOLITANA
Sobre a criação da Região Metropolitana, Amélio reforçou que a medida permitirá que municípios próximos a Araguaína tenham acesso direto a recursos da emenda de bancada federal, sem a limitação que existia antes, que direcionava os investimentos apenas para Palmas. O presidente explicou: “Deputados federais já tentaram colocar recursos para a região, mas a destinação era barrada por uma lei que só permite aplicar emendas de bancada em regiões metropolitanas. Nós criamos três regiões metropolitanas — Araguaína, Palmas e Gurupi — e incluímos os 139 municípios para também receber recursos da bancada federal. Não tem mais essa de não poder destinar recursos por não ser região metropolitana. Por uma falta de informação técnica, o governador vetou, mas conversei com ele e, na terça-feira, nós deputados já estaremos derrubando o veto, para prevalecer a região metropolitana de Araguaína, tudo de acordo com o governador”.
PROTAGONISMO DE DEPUTADOS E VEREADORES
Por fim, Amélio Cayres defendeu o protagonismo dos parlamentares no processo político-eleitoral do estado: “Vereadores e deputados não podem ser coadjuvantes de processo nenhum. São eles que vão à casa do eleitor e dão a cara a tapa, trazendo as demandas para o Executivo. Eu não vejo nenhum processo de reestruturação, renovação ou eleição neste estado sem a presença dos parlamentares, seja vereadores ou deputados, porque nós sabemos onde estão as necessidades do povo tocantinense”, concluiu.
Presenças
Entre os convidados na Tribuna de Honra estiveram o prefeito Wagner Rodrigues; o deputado federal Tiago Dimas; os deputados estaduais Marcus Marcelo, Jorge Frederico e Gipão; além do secretário de Ações Governamentais, Lázaro Botelho.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
