Tolerância zero: 27 cidades terão operação para coibir embriaguez ao volante no Carnaval
Notícias do Tocantins – Com foco no combate à embriaguez ao volante, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) intensificará a fiscalização em 27 municípios durante o Carnaval. A “Operação Carnaval” será realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro e mobilizará 43 agentes de trânsito em ações estratégicas para coibir infrações e crimes nas vias urbanas e rodovias estaduais.
A principal meta é reduzir acidentes e mortes provocados pela combinação de álcool e direção, que historicamente aumenta no período festivo. As equipes atuarão de forma ostensiva e preventiva nos locais com maior concentração de foliões e maior fluxo de veículos.
O presidente do Detran/TO, Hercy Filho, destaca que o reforço ocorre em um momento de grande circulação nas estradas. “Teremos aumento significativo do fluxo de veículos e de pessoas. Nosso objetivo é garantir que as festividades ocorram com segurança, sem sinistros e sem perdas de vidas no trânsito”, afirmou.
Segundo o gerente de Fiscalização e Segurança, Enildo Leite, a atuação será rigorosa. “O foco principal é o combate à alcoolemia. A tolerância é zero para quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool”, reforçou.
Leia também
Fiscalização e educação lado a lado
Além das blitze e do patrulhamento viário, o Detran também realizará ações educativas. Equipes farão abordagens orientativas e distribuição de materiais informativos para conscientizar condutores e foliões sobre comportamentos seguros no trânsito.
Para a gerente de Educação para o Trânsito, Hélida Christina Noronha, a mudança de atitude é essencial. “Queremos sensibilizar condutores e usuários das vias sobre a responsabilidade compartilhada na construção de um trânsito mais seguro e humano”, destacou.
Orientações para um carnaval mais seguro
Álcool e direção: Independentemente das circunstâncias, não assuma a direção veicular após ingerir bebida alcoólica, seja qual for a quantidade. O álcool compromete, significativamente, as habilidades dos condutores, como coordenação motora, tempo de reação, reflexos e tomada de decisão. Escolha o amigo da vez, uma carona ou veículos por aplicativo. A tolerância para quem assume o volante sob influência de álcool é zero. O Detran Tocantins atuará firmemente no combate à combinação de álcool e direção veicular.
Velocidade: Respeite os limites de velocidade das vias. Cabe reforçar que a velocidade de trânsito deve também se adequar às condições da via; por isso, cabe o bom senso na hora de percorrer as estradas e rodovias. O excesso de velocidade é a infração mais comum entre os condutores tocantinenses e tem sido um elemento bastante presente nos sinistros e mortes no trânsito.
Cinto de segurança: Sempre faça uso do cinto de segurança, inclusive para os passageiros do banco de trás. Não usar o cinto de segurança no banco de trás aumenta em até cinco vezes o risco de morte do ocupante do banco da frente, conforme estudo da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).
Transporte de crianças: O transporte de crianças obedece peso, altura e idade.
Criança de até 1 ano ou com até 13 kg – transporte em bebê conforto ou cadeirinha conversível no banco traseiro.
Criança entre 1 ano e 4 anos ou peso entre 9 e 18 kg – uso da cadeirinha no banco traseiro.
Criança entre 4 anos e até 7,5 anos ou com até 1,45 m de altura e peso entre 15 e 36 kg – assento de elevação no banco traseiro.
Criança acima de 7 e até 10 anos ou altura superior a 1,45 m – uso do cinto de segurança no banco traseiro.
Crianças em motocicletas: O transporte de crianças com menos de 10 anos de idade, ou aquelas que não tenham condições de cuidar da própria segurança, em motocicletas, motonetas e ciclomotores é infração de trânsito de natureza gravíssima, conforme determina o art. 244 da Lei nº 14.071/20.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
