Ação da PF mira desvio de combustível de aviação usado no garimpo em terra Yanomami
Notícias do Tocantins – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (24/11) uma operação que investiga o desvio de combustível de aviação destinado ao abastecimento de aeronaves utilizadas na logística do garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação é conduzida pela Superintendência da PF em Boa Vista (RR) e teve mandados de busca e apreensão cumpridos também no Tocantins.
Ao todo, foram cumpridos três mandados – em Roraima e no Tocantins – e determinado o bloqueio de bens que pode chegar a R$ 20 milhões. Os nomes dos investigados não foram divulgados.
Segundo a PF, o esquema funcionou entre 2022 e 2023. As investigações indicam que um grupo criminoso adquiriu grandes volumes de combustível de aviação, destinados a aeronaves que faziam o transporte de suprimentos e davam suporte ao garimpo ilegal na terra indígena.
Para tentar ocultar a atividade, os envolvidos teriam criado empresas de fachada e pontos de abastecimento falsos, simulando operações regulares. “Foram identificadas compras em volumes muito superiores ao que seria compatível com qualquer atividade legal”, informou a corporação.
A PF ressaltou ainda que a fraude foi comprovada por diversos elementos, como a ausência de estrutura adequada nos locais apontados como pontos de abastecimento e a inexistência de aeronaves autorizadas a voar vinculadas aos supostos compradores.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
