DestaqueEstado

Acidente com caravana de universitários deixa 5 mortos e dezenas de feridos na BR-153

Notícias do Tocantins – Um grave acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira (16) na BR-153, logo após a divisa entre os estados do Tocantins e Goiás, no município de Porangatu (GO), resultou na morte de cinco pessoas e deixou vários feridos. O acidente envolveu três veículos, sendo uma carreta, um micro-ônibus e um ônibus.

Os dois ônibus transportavam estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que seguiam em comboio com destino a Goiânia, onde participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Universidade Federal de Goiás (UFG).

De acordo com as primeiras informações, entre as vítimas fatais estão quatro ocupantes do ônibus – o motorista e três estudantes da UFPA – e também o motorista da carreta. Equipes de resgate, incluindo ambulâncias e Corpo de Bombeiros, atuaram no local para socorrer os feridos e remover os corpos.

A carreta que trafegava no sentido contrário teria invadido a pista oposta e colidido frontalmente com o primeiro ônibus do comboio, que levava 25 universitários, dois motoristas e um orientador. O segundo veículo com estudantes foi atingido na sequência, mas com menos impacto. 

O acidente aconteceu no km 2 da BR-153. A rodovia permaneceu completamente interditada entre 4h10 e 9h20. Neste momento, foi parcialmente liberada, com tráfego fluindo em ‘pare e siga’.

Os alunos haviam saído do Pará para participar do congresso que começa hoje e vai até o dia 20 de julho, e tem a expectativa de receber mais de 10 mil estudantes de todo o país. A presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi confirmada na programação de amanhã.

Na noite de segunda-feira (14), o grupo pernoitou nas instalações da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, onde foi acolhido por membros da comunidade acadêmica antes de retomar a viagem na tarde da terça-feira (15).

Nota de pesar da UFNT

Em nota oficial, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) manifestou profundo pesar pela tragédia:

“É com imensa consternação que recebemos a notícia de que dois dos veículos envolvidos no acidente integravam um comboio de estudantes da UFPA, que se dirigiam a Goiânia para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Universidade Federal de Goiás (UFG).”

A universidade destacou a acolhida oferecida ao grupo no início da semana:

“Na noite de segunda-feira (14), esses estudantes pernoitaram em nossas instalações na UFNT, onde foram recebidos com hospitalidade e fraternidade. A dor de saber que o servidor (motorista) e jovens tão promissores, cheios de sonhos e engajamento político e social, perderam a vida de maneira tão abrupta é compartilhada por toda a nossa comunidade universitária.”

Por fim, a UFNT reforçou sua solidariedade à UFPA e às famílias das vítimas:

“Neste momento de luto, a UFNT se une à UFPA e a todas as instituições de ensino do país no repúdio a essa tragédia e na defesa de políticas públicas que garantam maior segurança no transporte de estudantes. Que a memória dos que partiram inspire nossa luta por um futuro mais justo e solidário.”

NÚMERO DE VÍTIMAS

Ao todo, a ocorrência teve registro de 75 vítimas, de acordo com a Ecovias Araguaia, que administra a BR-153. Cinco pessoas foram resgatadas por equipes da concessionária – quatro em estado grave e uma em estado leve. Outras vítimas foram removidas por equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e Prefeitura Municipal de Talismã (TO).

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia confirmado seis mortes, mas depois corrigiu para cinco. Outras quatro vítimas graves foram transportadas ao Hospital de Alvorada, no Tocantins.

Governador e UNE lamentam acidente

Por meio das redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho, lamentou o acidente e disse que está em contato com autoridades locais para acompanhar a situação.

“Recebi com profunda tristeza a notícia do acidente envolvendo estudantes da UFPA na BR-153, em Goiás. Jovens que saíram do Pará cheios de sonhos para participar do Congresso da UNE. Minha solidariedade às famílias das vítimas e orações por todos os feridos. Estamos em contato com as autoridades locais para acompanhar a situação e o estado do Pará está à disposição para colaborar no que for necessário”, escreveu o governador.

A UNE também prestou solidariedade às vítimas e informou que está em contato com autoridades, universidades e com o governo federal para oferecer apoio aos envolvidos.

“A União Nacional dos Estudantes recebeu com imensa tristeza a notícia do grave acidente ocorrido na BR-153, em Goiás, na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho. Neste momento de dor profunda, nos solidarizamos com as famílias, amigas e amigos das vítimas. A UNE está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA (Universidade Federal do Pará), UFG (Universidade Federal de Goiás), além do Governo Federal e demais instituições para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias. Colocamo-nos à disposição para colaborar com o que for possível nesse momento tão difícil”, afirma a nota.

Fonte: AF Noticias