AraguaínaDestaque

Aeroporto de Araguaína será administrado pela GRU Airport, mesma gestora de Guarulhos

Notícias de Araguaína – O Aeroporto de Araguaína entra em uma nova fase após ser arrematado pela GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos — o maior do Brasil e da América do Sul. A empresa venceu o leilão federal do programa federal AmpliAR, realizado na B3 – Bolsa de Valores de São Paulo, nesta quinta-feira (27), e assumirá a gestão de 12 aeroportos regionais no país, entre eles o terminal araguainense.

A mudança chega em um momento estratégico: a cidade voltou ao mapa da aviação em outubro, com a GOL Linhas Aéreas operando três voos semanais na rota Araguaína–Palmas.

A entrada da GRU Airport reforça a expectativa por novas rotas e maior conectividade, impulsionadas pela capacidade técnica e operacional da concessionária que administra o maior aeroporto do continente.

Presente no evento para bater o martelo do arremate, o prefeito Wagner Rodrigues celebrou a parceria, que deve injetar milhões de reais a mais na estrutura e modernização do aeroporto.

“Fizemos a nossa parte, buscamos investimentos no Governo Federal e deixamos o equipamento completamente adequado para receber os voos comerciais. Agora, teremos uma concessionária nacionalmente reconhecida e altamente qualificada gerindo e profissionalizando ainda mais as operações. Continuamos avançando com o crescimento de Araguaína”, comemorou o prefeito.

Potencial para novos investimentos

A expertise de Guarulhos — responsável por cerca de um terço da movimentação aérea do Brasil — projeta Araguaína para um novo patamar dentro da aviação regional. A gestão privada deve impulsionar novos investimentos em terminal de passageiros e serviços ao usuário.

Líder empresarial e porta de entrada econômica do norte tocantinense, Araguaína passa, agora, a integrar um dos maiores pacotes de investimentos em aviação regional já realizados no país. 

Após a oficialização da concessão, haverá uma etapa de transição que pode durar de um ano a um ano e meio. 

Aeroportos arrematados

Ao todo, a GRU Airport arrematou a concessão de 12 aeroportos regionais no leilão do Programa AmpliAR. O investimento previsto na modernização, ampliação e operação desses terminais será de cerca de R$ 730 milhões, mais de R$ 52,5 milhões para cada terminal, em média. O objetivo é conectá-los com a malha áerea nacional e fomentar desenvolvimento econômico nas cidades onde eles estão localizados.

Havia 19 aeroportos sendo ofertados, mas seis deles não receberam propostas. A GRU Airport ficou com os terminais de Lençóis (Bahia), Paulo Afonso (Bahia), Barreirinhas (Maranhão), Porto Alegre do Norte (Mato Grosso), Araripina (Pernambuco), Garanhuns (Pernambuco), Serra Talhada (Pernambuco), São Raimundo Nonato (Piauí), Canoa Quebrada (Ceará), Cacoal (Rondônia), Vilhena (Rondônia) e Araguaína (Tocantins).

Neirim Duarte, diretor financeiro da Gru Airport, disse que o processo do leilão foi feito de forma transparente e técnica e é muito importante para o país.

— Reafirmamos nosso compromisso com excelência e segurança operacional dos aeroportos — afirmou.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, disse que com o leilão de 13 aeroportos num só dia, o país ampliou em 20% o total de terminais concedidos no país.

— É um marco histórico. Passamos de 59 para 72 aeroportos concedidos e, nos próximos dois anos, devemos chegar a 100 — afirmou.

Sem propostas

Os seis aeroportos que não receberam propostas foram os terminais de Barcelos (Amazonas), Tarauacá (Acre), Itacoatiara (Aamazonas), Itaituba (Pará), Parintins (Amazonas) e Guanambi (Bahia).

Fonte: AF Noticias