Agosto Dourado: Araguaína inicia campanha de incentivo ao aleitamento materno
A partir da próxima semana, a Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína inicia uma programação especial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com foco no incentivo ao aleitamento materno. A ação integra a campanha Agosto Dourado, que celebra, ao longo de todo o mês, a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mãe.
De acordo com a coordenadora da Rede Amamenta de Araguaína, Pâmela Araújo, a cor dourada representa o “padrão ouro” de qualidade do leite materno. “Durante o mês de agosto, reforçamos a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Ele é essencial para o desenvolvimento infantil, fornece os nutrientes necessários nos primeiros meses de vida, fortalece a imunidade, protege contra doenças e fortalece o vínculo entre mãe e filho”, afirma.
O tema nacional da campanha de 2025 é “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”. A partir de quarta-feira, 6 de agosto, marcando o início da Semana Mundial do Aleitamento Materno, a prefeitura realizará palestras educativas em várias UBS da cidade. As ações são direcionadas a gestantes, puérperas, pais e acompanhantes, com orientações durante as consultas pré-natal e pós-parto sobre as técnicas de amamentação e os benefícios do leite materno.
Capacitação profissional
Além das atividades voltadas ao público, a Secretaria da Saúde também promove capacitação contínua dos profissionais que atuam nas UBS, como médicos, enfermeiros e técnicos. O objetivo é atualizá-los sobre as melhores práticas relacionadas à amamentação, garantindo um atendimento mais qualificado e acolhedor às mães.
Recomendação da OMS
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e que a amamentação seja mantida, junto à introdução alimentar, até pelo menos os dois anos. A “hora de ouro” — primeira hora após o parto – é considerada um momento essencial para estabelecer esse vínculo, promovendo a transição do útero para o mundo externo.
“A amamentação traz benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe, como a redução de sangramentos pós-parto, menor risco de câncer de mama e ovário, anemia, diabetes e problemas cardíacos, além de auxiliar na perda de peso após a gestação”, explica Pâmela.
Confira a programação nas UBS:
6 de agosto (quarta-feira)
- UBS Jardim das Flores (Manoel dos Reis) – 8h
- UBS Parque Bom Viver (Maria dos Reis) – 8h
8 de agosto (sexta-feira)
- UBS Povoado Ponte (Manoel Alves) – 8h
11 de agosto (segunda-feira)
- UBS Tereza Hilário (Dr. César Delgado) – 8h
- UBS Setor José Ferreira (Senador Benedito) – 7h30
12 de agosto (terça-feira)
- UBS Maracanã (Dr. Raimundo) – 8h
13 de agosto (quarta-feira)
- UBS Araguaína Sul – 8h
14 de agosto (quinta-feira)
- UBS Setor Couto (Albeny Soares) – 8h
- UBS Nova Araguaína (Pedro Pacífico) – 14h
15 de agosto (sexta-feira)
- UBS Costa Esmeralda (Dr. Dantas) – 8h
- UBS Vila Aliança (Dr. Francisco) – 8h
- UBS Lago Azul – 8h
- UBS Setor Cimba (Manoel Maria) – 14h
18 de agosto (segunda-feira)
- UBS Couto Magalhães – 8h
19 de agosto (terça-feira)
- UBS Palmeiras do Norte – 14h
20 de agosto (quarta-feira)
- UBS Novo Horizonte (Luciane Porciano) – 8h
21 de agosto (quinta-feira)
- UBS Bairro de Fátima – 8h
- UBS Barra da Grota – 8h
- UBS Bairro JK (Eurico Carneiro) – 8h
22 de agosto (sexta-feira)
- UBS Vila Azul (Dra. Esmeralda Medrado) – 8h
25 de agosto (segunda-feira)
- UBS Alto Bonito (José Rezende) – 13h30
26 de agosto (terça-feira)
- UBS Setor Dom Orione (José Ronaldo) – 7h30
Fonte: AF Noticias