DestaqueEstado

Antigo Caic dará lugar a escola pública de R$ 20 milhões; obra é autorizada pelo governo

Notícias do Tocantins – O Jardim Aureny IV, em Palmas, vai receber uma nova escola de tempo integral padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que será construída no mesmo terreno onde funcionava o antigo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic). A estrutura estava desativada e abandonada há anos. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (11/07) pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), e a obra está orçada em cerca de R$ 20 milhões, com recursos do FNDE e do Tesouro Estadual.

O local escolhido para a construção da nova unidade educacional estava abandonado há pelo menos seis anos e foi palco de um crime que chocou a capital: em julho de 2024, a idosa Adonilia Custódio de Souza, de 71 anos, foi encontrada morta nas dependências do antigo prédio.

LANÇAMENTO DO PROJETO

Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, o governador destacou que o antigo Caic já foi referência na educação da capital e que agora será completamente requalificado.

“Estamos demolindo toda a estrutura antiga para construir uma nova unidade, mais ampla e moderna. Essa iniciativa reafirma o compromisso do nosso governo com a melhoria da infraestrutura educacional em todo o estado”, afirmou Wanderlei Barbosa.

A nova escola faz parte do programa Obra Toda Semana: transformando escolas, construindo futuros, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), dentro do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que prevê construção, ampliação e reforma de unidades escolares em todo o Tocantins.

ESTRUTURA MODERNA E ENSINO INTEGRAL

Com prazo contratual de 18 meses, a unidade será voltada ao ensino de tempo integral e contará com estrutura completa para favorecer o aprendizado dentro e fora da sala de aula. Segundo a Seduc, a expectativa é de que o tempo de execução da obra possa ser reduzido.

A construção será realizada em duas etapas. A primeira inclui 16 salas de aula, laboratórios, refeitório e ambientes administrativos. Já a segunda fase contempla um complexo esportivo com piscina semiolímpica, quadra coberta, salas de dança e artes marciais, além de espaços multifuncionais.

A escola contará com:

  • Área administrativa completa (diretoria, coordenação, secretaria, sala dos professores, informática, vídeo e leitura)

  • 13 salas de aula tradicionais

  • Auditório com camarins

  • Laboratórios de física, química, ciências e idiomas

  • Ambientes para música, dança, coral, artes marciais e multiuso

  • Consultório odontológico, sala de primeiros socorros e biblioteca

  • Refeitório, cozinha, salão multiuso, ateliê e depósitos

  • Quadra coberta de 781 m² e piscina semiolímpica com seis raias e arquibancada

RESGATE HISTÓRICO

Para o secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, a nova unidade também simboliza o resgate da importância histórica do antigo Caic para a comunidade.

“A construção dessa unidade é um resgate da importância do antigo Caic, que marcou gerações em Palmas. Agora, vamos ampliar o acesso e oferecer um ambiente moderno e seguro, com mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem”, destacou.

LEIA TAMBÉM:

LOCAL MARCADO POR VIOLÊNCIA

O assassinato da idosa Adonilia Custódio de Souza – encontraca morta com sinais de violência, no interior do prédio abandonado – causou forte comoção em Palmas. O suspeito do crime era um adolescente de 16 anos, que chegou a ser apreendido, mas foi encontrado morto dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da capital em fevereiro de 2025.

Durante anos, o prédio abandonado do antigo Caic foi alvo de constantes reclamações de moradores, que relatavam insegurança e temor. Marcas de vandalismo e sinais de depredação estavam por toda parte: lâmpadas quebradas, pias e janelas danificadas, portas arrancadas e até os padrões de energia haviam sido furtados.

A expectativa do Governo do Estado é de que a nova escola transforme o espaço, oferecendo segurança, dignidade e oportunidades para a comunidade do Aureny IV e região.

Assinatura da ordem de serviço para a obra da escola de tempo integral.

Fonte: AF Noticias