ATM lança programa inédito para auxiliar gestores na elaboração de políticas públicas
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) lançou nesta terça-feira (23/09), em seu auditório, o Programa Gestão com Norte, que compreende um conjunto de ações integradas com vistas a auxiliar os gestores locais na condução dos Municípios e na tomada de decisão baseada em dados e evidências concretas.
O intuito do programa é contribuir com a elaboração de políticas públicas que vêm de encontro às reais necessidades da população, com foco na construção de um legado público duradouro.
Idealizador do programa, o presidente da ATM, e prefeito de Cristalândia, Big Jow, destacou que o Gestão com Norte vem de encontro às necessidades das gestões em ter amparo em situações que exigem tomadas de decisões assertivas.
“Administrar uma prefeitura é tomar decisões que impactam diretamente a vida das pessoas. Para que essas escolhas sejam mais acertadas e tragam resultados reais para a população, é fundamental contar com dados e informações confiáveis, que sejam a base que permite planejar, organizar recursos, definir prioridades e acompanhar resultados. Quando a gestão pública se apoia em informações bem estruturadas, ganha eficiência, transparência e capacidade de transformar demandas em entregas concretas. A intenção é que o programa dê um norte aos gestores”, disse.
O prefeito de Chapada da Natividade, Elio Dionísio, agradeceu a ATM pela iniciativa e disse que o programa vem para somar forças na responsabilidade de gerir um Município e os anseios da população. “Esse compromisso da ATM com os Municípios vem para fortalecer, para contribuir. Certamente nossos secretários e técnicos farão uso dessa importante ferramenta, com foco na economia de recursos e numa gestão responsável”, afirmou.
Sobre o programa
O Gestão com Norte oferecerá apoio prático a prefeitos, secretários e equipes técnicas, ao facilitar o dia a dia da administração municipal e fortalecer a capacidade de transformar escolhas em resultados. O programa disponibilizará visitas técnicas aos municípios, com diálogo municipalista para diagnóstico local; a Sala de Decisões, que organizará dados para orientar decisões dos gestores; o Observatório Municipal de Tendências, com análises para antecipar desafios e oportunidades; a Rota da Captação de Recursos, que auxiliará no acesso a editais, parcerias e investimentos; além da Escola de Gestores, que promoverá formações em planejamento, orçamento, inovação e governança.
A partir do lançamento, os gestores municipais passam a contar com apoio técnico em análises de diversos indicadores dos Municípios, por meio do Observatório Municipal de Tendências. Além disso, a ATM organizará cursos de formação e capacitação dentro da Escola de Gestores.
As primeiras ações do Programa Gestão com Norte foram as oficinas “Trilha Orçamentária: PPA, LDO e LOA na prática“, que capacitou centenas de gestores municipais em sete regiões do Tocantins, durante os meses de agosto e setembro.
Fonte: AF Noticias