Chefe de Gabinete de Carlos Velozo é exonerado para assumir Representação em Brasília
A Prefeitura de Palmas divulgou na noite desta sexta-feira (04/07) uma nota informando que o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Fábio Bernardino, vai assumir o cargo de Secretário Extraordinário de Representação em Brasília.
Nomeado na terça-feira (1º de julho), ele foi exonerado nessa sexta-feira (04/07), para assumir o lugar do ex-senador Vicentinho Alves como secretário extraordinário de Representação em Brasília. Vicentinho entregou o cargo na quarta-feira (02), insatisfeito com as mudanças na equipe feitas pelo prefeito em exercício, Carlos Velozo (Agir). Os aliados de Vicentinho Júnior Marlei Ribeiro Rodrigues (Habitação) e André Luís Nunes Cavalari (FESP), também deixaram a gestão do Pastor Carlos Veloso.
De acordo com a nota, a nomeação se dá em razão da vacância do cargo, “bem como da ampla experiência de Fábio Bernardino na administração pública e do seu reconhecido trânsito institucional na capital federal, o que irá fortalecer a articulação da gestão municipal junto aos órgãos federais, parlamentares e demais instituições”.
“A nova função será estratégica para ampliar o acesso de Palmas a recursos e projetos federais, além de garantir o acompanhamento técnico e político das demandas prioritárias da Prefeitura na esfera nacional”, afirma a nota da Prefeitura.
Quem é Fábio Bernardino
Fábio Bernardino da Silva é casado, pai de seis filhos e avô de três netos, contador pernambucano que deixou a Secretaria Executiva de Governo do Recife para ser o chefe de Gabinete do prefeito em exercício Carlos Velozo.
Na gestão João Campos (PSB), comandou a área de projetos estratégicos na Secretaria-Executiva de Governo, responsável por articular ações entre secretarias e destravar processos internos. Atuou na Subsecretaria de Administração Geral da Secretaria de Empreendedorismo do DF, experiência que lhe rendeu trânsito em ministérios e bancos públicos.
“A gente está aqui para colaborar, não para tomar o lugar de ninguém. Venho para somar, destravar processos e ajudar a gestão” – declarou na chegada, ao ser questionado sobre o desconforto inicial provocado por indicações externas.
Bernardino repete que ficará “o tempo que for necessário” para estabilizar o fluxo administrativo, tesourar burocracias e entregar resultados mensuráveis – seja na saúde, na educação ou em qualquer área. Ao deixar claro que não veio “plantar bandeira”, o novo chefe de Gabinete sinaliza ao servidor de carreira que sua presença é ponte, não substituição.
Prefeito interino
Com a prisão do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), no dia 27 de junho, durante nova fase da Operação Sisamnes, o vice-prefeito Carlos Eduardo Velozo (Agir) assumiu interinamente o comando da gestão municipal.
Eduardo Siqueira Campos foi preso preventivamente por ordem do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em um esquema de vazamento de informações sigilosas de inquéritos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A prisão ocorreu durante a 10ª fase da Operação Sisamnes.
Além do prefeito, também foram presos o advogado Antônio Ianowich Filho e o policial civil Marco Augusto Velasco Nascimento Albernaz. Após a audiência de custódia, todos tiveram as prisões mantidas e foram levados para o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Tocantins.
Fonte: AF Noticias