Cidade fica às escuras por falta de pagamento da conta de luz; prefeitura culpa servidor
Moradores de Arapoema, no norte do estado, enfrentaram noites no escuro após a suspensão da iluminação pública em razão do não pagamento da conta de energia por parte da gestão pública municipal. As vias da cidade ficaram sem luz, incluindo a Rua dos Garimpeiros e até áreas próximas à prefeitura. O prefeito é Paulo Pedreira (Repu).
O caso foi denunciado pelo vereador Junim Mendes (PP), que percorreu a cidade de motocicleta para registrar a escuridão. Ele afirmou que não é a primeira vez que a cidade sofre cortes por inadimplência.
“A energia está cortada próximo à prefeitura. No nosso estádio de futebol também foi cortada, mas como teve o jogo do Copão, deram um jeito de reativar. O centro da cidade está no breu, muito escuro”, criticou.
O parlamentar também questionou a contradição entre a falta de pagamento das contas e o recente empréstimo milionário aprovado para investimentos em energia solar.
Prefeitura culpa servidor por falha administrativa
Em resposta, a Prefeitura de Arapoema divulgou um vídeo nas redes sociais atribuindo a situação a uma falha de um servidor da Secretaria Municipal de Administração. Segundo a nota, o funcionário deixou de retirar os talões de energia no site da Energisa, como era feito anteriormente por uma ex-servidora, e não acompanhou a notificação de débito.
“Quando o servidor percebeu sua responsabilidade, o corte de energia já havia sido efetuado”, informou a gestão.
O Executivo também alegou falha da própria concessionária, que não teria reforçado a comunicação sobre os atrasos.
Projeto de energia solar em pauta
A prefeitura rebateu as críticas sobre o investimento em energia solar, afirmando que o projeto vem gerando economia ao município e que os dados sobre gastos com energia estão disponíveis no Portal da Transparência. Além disso, criticou o vereador por não ter buscado informações oficiais antes de divulgar o caso.
Fonte: AF Noticias