Com ministros em Brasília, Amélio Cayres pauta o agro, ponte JK, casas populares e saúde
Notícias do Tocantins – O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), participou nesta quarta-feira (6), de uma série de reuniões nos ministérios das Cidades, dos Transportes, da Agricultura e da Saúde, defendendo, juntamente com a comitiva do Governo do Estado liderada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), a ampliação de parcerias e investimentos para atender as demandas da população tocantinense.
As reuniões foram realizadas com os respectivos ministros de cada pasta com foco na ampliação do programa habitacional no Estado; na proteção do setor produtivo diante do cenário de comércio exterior impactado com as taxas tarifárias impostas pelos Estados Unidos (EUA); na melhoria da infraestrutura de transportes, como a entrega da nova ponte JK que integra os estados do Tocantins e Maranhão; e na realização de campanhas e ações de saúde.
Amélio Cayres avaliou que os ministros têm sinalizado positivamente para o atendimento das demandas dos setores sociais e econômicos do Estado. “Enquanto representante do Poder Legislativo, estamos buscando formas de melhorar, de fato, a vida dos tocantinenses. Sabemos que é necessário o apoio do Governo Federal para que possamos avançar, por isso fico muito satisfeito em ter a oportunidade de colocar à mesa, junto com o governador Wanderlei, as demandas que diariamente recebemos na Assembleia”, disse.
Agronegócio ameaçado
Em reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a comitiva discutiu alternativas diante da tarifa norte-americana que ameaça diretamente produtos de exportação tocantinenses — especialmente a carne bovina, um dos principais itens da balança comercial estadual.
“Falamos sobre a necessidade de buscar novos mercados, porque não podemos permitir que o produtor tocantinense arque com o prejuízo sozinho”, pontuou Amélio Cayres.
Infraestrutura: ponte JK avança
Um dos temas centrais foi o andamento das obras da nova ponte JK, que liga Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO), no Bico do Papagaio. A entrega está prevista para dezembro deste ano, conforme garantiu o ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Vamos cumprir o cronograma, entregar a ponte e garantir os recursos para o anel viário de Axixá. Essa é uma obra fundamental para destravar o desenvolvimento da região”, afirmou o ministro.
Moradia para mais de 1,4 mil famílias
No Ministério das Cidades, o governador Wanderlei Barbosa formalizou o pedido para construção de 1.427 novas moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, contemplando cinco municípios: Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins.
“A meta é reduzir o déficit habitacional, que ainda afeta mais de 44 mil tocantinenses. Precisamos da parceria federal para mudar essa realidade”, ressaltou o governador.
Saúde: ampliação da UTI e combate ao Sarampo
No Ministério da Saúde, foram apresentadas demandas para ampliação dos serviços de média e alta complexidade e a habilitação de 11 leitos de UTI Adulto Tipo II no Instituto Sinai, em Palmas. A comitiva também solicitou apoio para intensificar as ações de combate ao Sarampo no Estado.
“O objetivo é dobrar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde com o apoio do Governo Federal”, informou a equipe técnica do Tocantins.
Parceria institucional
O deputado Amélio Cayres destacou que a presença do Legislativo estadual nas articulações fortalece as chances de sucesso nas reivindicações.
“Estamos aqui para representar as vozes que ecoam na Assembleia. A população nos cobra e é nosso dever buscar, junto ao Governo Federal, soluções concretas”, disse.
Presenças na comitiva
Além do governador e do presidente da Aleto, participaram das reuniões os senadores e deputados da bancada federal, como Eduardo Gomes (PL), Ricardo Ayres e Alexandre Guimarães (ambos do Republicanos), o deputado estadual Luciano Oliveira (PSD), além de secretários estaduais e técnicos das pastas envolvidas.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias