Com nova frota de jatos, Latam coloca Araguaína em sua rota de expansão de voos para 2026
A Latam Airlines iniciou estudos para ampliar sua malha aérea no Brasil e colocou Araguaína, no norte do Tocantins, entre as cidades que podem ganhar voos inéditos a partir de 2026. A expansão será possível com a chegada de novos jatos da Embraer, modelo 195 E2, que permitem operações em aeroportos de menor porte.
ARAGUAÍNA NA ROTA DOS NOVOS VOOS
Segundo informações internas da companhia, Araguaína aparece em uma lista estratégica ao lado de outras cidades como Campina Grande (PB), Juiz de Fora/Zona da Mata (MG), Ji-Paraná (RO) e Rio Verde (GO). O objetivo é levar conectividade a regiões hoje pouco atendidas pelo transporte aéreo.
AERONAVES DA EMBRAER
O contrato prevê até 74 aeronaves narrowbody, sendo 24 encomendas firmes e 50 opções. Com os aviões de menor porte, a Latam pretende atender fluxos reduzidos de passageiros, mas com demanda reprimida.
SEM DATA DEFINIDA
Apesar do anúncio, ainda não existe cronograma oficial para a abertura das novas bases. As operações vão depender da adaptação da infraestrutura aeroportuária de cada cidade e da disponibilidade dos novos aviões.
CONCORRÊNCIA COM A AZUL
A expansão deve acirrar a disputa com a Azul, companhia que domina rotas regionais, mas que enfrenta dificuldades financeiras. A Latam aposta em eficiência e disciplina para ampliar sua presença em mercados regionais.
IMPACTO REGIONAL
Caso se confirme, a chegada de voos da Latam a Araguaína deve fortalecer a economia local, impulsionar o turismo e facilitar o deslocamento de empresários, estudantes e profissionais da região.
RETOMADA DE VOOS
Vale destacar o que já é oficialmente confirmado que a partir do dia 22 de outubro, o Aeroporto de Araguaína volta a operar com voos comerciais operados pela GOL Linhas Aéreas.
As viagens de Araguaína para Palmas ocorrerão às segundas, quintas e sábados, com saída às 2h45 e chegada às 3h45 (G3 2167).
Já os voos de Palmas para Araguaína ocorrerão às quartas, sextas e domingos, saindo às 23h55 e chegando às 0h50 do dia seguinte (G3 2166).
Fonte: Portal do Norte