Concurso da Educação é prorrogado por 2 anos e avança para redistribuição das vagas
O governador em exercício Laurez Moreira (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (2), a prorrogação por dois anos da validade do concurso público da Educação Básica do Tocantins, realizado em 2023. A medida atende a uma das principais reivindicações da Comissão de Aprovados. A assinatura do termo ocorreu no Palácio Araguaia, e a decisão será oficializada no Diário Oficial do Estado (DOE).
Ao assinar o ato de prorrogação, Laurez destacou a importância do concurso como instrumento de valorização dos servidores e da qualidade do ensino. “Será prorrogado por dois anos, porque entendo que essa é a maneira correta de valorizar o serviço público. Precisamos garantir um ensino de qualidade e o concurso é a forma justa de escolher os servidores”, afirmou.
O concurso da Educação foi realizado após 14 anos de espera, oferecendo mais de 5 mil vagas por cidade e disciplina, permitindo atender às demandas específicas das diferentes regiões do Tocantins.
Com a prorrogação, outra grande reivindicação da comissão segue em pauta: a redistribuição das vagas que não foram preenchidas no certame, mais de mil ao todo, garantindo que outros aprovados possam assumir seus cargos e atender à demanda da rede estadual de ensino.
O professor Sandison Ramos, representante da comissão dos aprovados, comemorou a prorrogação e o diálogo aberto com a nova gestão. “Após quase dois anos de luta, vivemos hoje um momento ímpar, no qual o governador recebe todos os aprovados. A nova gestão trouxe mais transparência, um diálogo próximo e humanizado. Agora, temos clareza dos dados e um canal aberto com o governo”, afirmou.
O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, reforçou que a decisão demonstra o compromisso do governo com os profissionais da rede estadual. “Parabenizo os professores pelo empenho nesta conquista e reafirmo o compromisso de enfrentar os desafios, sempre com o objetivo de valorizar a classe e, consequentemente, fortalecer o ensino em nosso estado”, destacou.
Fonte: AF Noticias