Devoção secular leva multidão à Romaria Senhor do Bonfim, a maior festa religiosa do estado
A tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, considerada a maior manifestação religiosa do Tocantins, reuniu milhares de devotos nesta sexta-feira (15), no povoado Bonfim, a 24 km de Natividade. Pela primeira vez, a celebração aconteceu em meio ao feriado estadual do Dia do Senhor do Bonfim, aprovado por lei em 2024, o que ampliou a participação popular.
Com o tema “Romeiros: Peregrinos de Esperança”, a Missa Campal foi presidida pelo bispo Dom José Moreira da Silva, da Diocese de Porto Nacional, e marcou o ponto alto das festividades. Em sua homilia, ele ressaltou a união dos romeiros: “Somos todos iguais perante Deus e que Ele nos dê forças para permanecermos aqui praticando a fé”, declarou.
Moradora de Gurupi, Kilsa Nathália Pereira Gonçalves é uma das peregrinas que percorreu, a pé, o trajeto de Natividade até o Santuário do Senhor do Bonfim. “Já vim várias outras vezes para a romaria, mas é a primeira que faço o trajeto a pé para pagar promessa que fiz há dois anos. É um sentimento gratificante pela bênção, por isso fiz questão de fazer o percurso. Me sinto muito emocionada por ter conseguido chegar até aqui”, expressou.
Devoto do Senhor do Bonfim, Advan Dias, de Porto Nacional, carrega décadas de fé e tradição com o santuário. “Já tem mais de 40 anos que frequento as festividades do Senhor do Bonfim. É um sentimento de muita alegria porque, sempre quando venho, me sinto uma pessoa realizada e muito feliz de estar aqui. Inclusive, faço aniversário hoje, dia 15 de agosto, no Dia do Senhor do Bonfim”, contou Advan.
A programação, que segue até 17 de agosto, inclui novenas, procissões, caminhadas, terços e manifestações culturais. Após a missa, os fiéis carregaram a imagem de Jesus na cruz até a Igreja do Bonfim, em um dos momentos mais simbólicos da festa.
O evento também contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que afirmou: “Faço questão de vir todos os anos. Fico feliz em ver que, com o feriado, mais pessoas puderam manifestar sua fé”.
Apoio
Para acolher os romeiros, o percurso contou com ponto de apoio instalado no km 12 entre o município de Natividade e o povoado Bonfim. O espaço ofereceu área para descanso e atendimento básico de saúde, como aferição de pressão arterial e pequenos curativos, além de distribuição de água e refeições para auxiliar na recuperação da caminhada.
Além disso, a Polícia Militar reforçou a segurança para acolher os devotos participantes da peregrinação.
Dia do Senhor do Bonfim
Com o objetivo de valorizar as tradições e fomentar o turismo religioso, o Tocantins celebra, neste ano, pela primeira vez, o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual, conforme a Lei nº 4.509, que estabelece o dia 15 de agosto como feriado em todo o estado. A data busca preservar as tradições e a cultura tocantinense; promover a integração sociocultural entre as comunidades locais; fortalecer o patrimônio cultural; e incentivar o turismo religioso.
Tradição de séculos
A devoção ao Senhor do Bonfim em Natividade remonta a 1750, quando, segundo a tradição, um vaqueiro encontrou a imagem de Cristo crucificado em um tronco na região do povoado Bonfim. O artefato teria desaparecido de sua casa e reaparecido no mesmo local, fenômeno que deu origem à fé e às peregrinações que, hoje, atraem romeiros de todo o país.
Além de Natividade, as celebrações também acontecem em Tabocão e Araguacema, consolidando o Senhor do Bonfim como um dos símbolos mais fortes da religiosidade e da identidade cultural tocantinense.
Fonte: AF Noticias