DestaqueEstado

Dois cenários distintos na corrida ao Senado, e disputa pela 2ª vaga promete ser acirrada

O levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas apontou que 79,6% dos eleitores tocantinenses ainda não sabem em quem votar para o Senado — um cenário que abre espaço para articulações partidárias e futuras alianças na definição das candidaturas.

O elevado percentual é referente à pesquisa espontânea, quando o eleitor escolhe livremente em quem gostaria de votar. Nesse cenário também chama a atenção a quantidade de eleitores que respondeu ninguém/branco/nulo, 6,6%. Confira os números:

Considerando um possível cenário em que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fosse candidato ao Senado, e Eduardo Gomes (PL) concorresse ao governo, a disputa pela segunda vaga de senador ficaria acirrada entre Irajá, Alexandre Guimarães e Vicentinho Júnior, segundo a pesquisa estimulada (que permitia aos entrevistados citar até dois candidatos):

  • Senador Irajá (PSD): 17,8%
  • Deputado Federal Alexandre Guimarães (MDB): 16,1%
  • Deputado Federal Vicentinho Júnior (Progressistas): 15,6%

Com um quadro ainda em formação, os pré-candidatos terão de fortalecer suas bases e costurar alianças estratégicas para conquistar o eleitorado. A pesquisa, ainda que uma amostra preliminar, indica que o cenário deve sofrer mudanças à medida que as futuras alianças se consolidem. A corrida pelo Senado promete ser uma das mais competitivas no estado para as eleições de 2026.

Fonte: AF Noticias