Educação de Araguaína oferta 3.900 vagas para alunos novatos; matrículas abrem dia 13
A Secretaria Municipal da Educação de Araguaína inicia na próxima terça-feira (13/01), o período de matrícula para novos alunos da Rede Municipal de Educação, referente ao ano letivo de 2026. O prazo é destinado exclusivamente a estudantes que ainda não fazem parte da rede municipal e que irão ingressar nas creches e escolas municipais das zonas urbana e rural, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ao todo, serão ofertadas cerca de 3.900 vagas, número que representa um acréscimo de 1.400 vagas em relação ao ano anterior. Com isso, a rede municipal passará a atender aproximadamente 23.390 estudantes em 2026.
Do total de vagas disponíveis, 1.881 serão destinadas a unidades de tempo integral, que oferecem atividades no contraturno escolar. O modelo busca garantir formação integral, estimular a socialização e fortalecer o desenvolvimento emocional dos alunos.
O início das aulas do primeiro semestre está previsto para o dia 3 de fevereiro. Atualmente, Araguaína conta com 81 unidades de ensino, entre escolas e creches localizadas nas áreas urbana e rural.
Neste ano, cinco unidades passaram a funcionar em regime de tempo integral: o CEI Constantino, na Vila Cearense; o CEI Santa Clara, no Setor Céu Azul; o CEI Sítio Dona Benta, na Vila Azul; o CEI Professora Charliete Dias Ferreira da Cunha, no Setor São Miguel; e a Escola Salomão Cardoso, no bairro Senador. Com isso, o município soma oito unidades de ensino em tempo integral.
De acordo com a secretária municipal da Educação, Marzonete Duarte, o CEI Professora Charliete Dias Ferreira da Cunha ainda passa por reforma. “Excepcionalmente para esta unidade, as matrículas serão realizadas no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado na Avenida Bernardo Sayão, nº 499, no Setor Entroncamento”, explicou.
Matrículas
Para efetivar a matrícula, pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da unidade escolar desejada, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, munidos dos seguintes documentos: registro de nascimento, RG e CPF do aluno, documentos dos pais ou responsáveis, uma foto 3×4 da criança, comprovante de residência atualizado, cartão de vacina e cartão do SUS.
A secretária alerta que as vagas são limitadas. “É importante que os responsáveis procurem a unidade escolar com antecedência e levem toda a documentação necessária, o que ajuda a evitar filas. A Secretaria Municipal de Educação analisa cada caso no momento da distribuição das vagas, considerando critérios como a proximidade da residência do aluno com a escola”, ressaltou Marzonete Duarte.
Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis podem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Educação pelos telefones (63) 3411-5609 ou (63) 99972-6527.
Fonte: AF Noticias
