Escolas estaduais do Tocantins têm alunos com notas acima de 900 na redação do Enem
Com a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estudantes da rede pública estadual do Tocantins passaram a ter acesso às notas obtidas no exame, incluindo a pontuação da redação.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Governo do Tocantins mantém programas voltados à preparação dos alunos para o Enem. Entre as ações citadas está o programa #TôNoEnem, que oferece materiais de estudo, aulões e videoaulas. Já por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), as unidades escolares desenvolvem atividades com foco na produção de textos e na redação.
Entre os estudantes que divulgaram seus resultados está João Gabriel Pereira dos Santos Cavalcante, de 18 anos, que concluiu o ensino médio na Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso, em Palmas, e obteve 860 pontos na redação. O estudante também alcançou 920 pontos no Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e informou que foi aprovado no curso de Direito, estando em fase de escolha da instituição onde pretende ingressar.
No Centro de Ensino Médio Paulo Freire, em Araguaína, o estudante Ítallo Kauan Correia Silva obteve 940 pontos na redação do Enem. Na mesma unidade, a estudante Thayná Ribeiro Feitosa, de 17 anos, alcançou 920 pontos. Ela relatou que participou de atividades voltadas ao Enem, como produção regular de redações e simulados, além de estudos em períodos extraclasse.
No município de Paranã, estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco também registraram pontuações elevadas na redação. Esther Gonçalves Soares, de 18 anos, concluiu o ensino médio em 2025 e obteve 900 pontos na redação do Enem pelo segundo ano consecutivo. A estudante informou que pretende concorrer a vagas nos cursos de Odontologia ou Fonoaudiologia por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A aluna Glenda Lorrane da Cruz, de 17 anos, da mesma unidade, alcançou 920 pontos na redação em 2026. No ano anterior, havia obtido 940 pontos. Já a estudante Maristela Mariano, de 18 anos, que participou de olimpíadas escolares e do programa Futuras Cientistas, obteve 860 pontos na redação e informou que também pretende se inscrever no Sisu para concorrer a uma vaga no curso de Odontologia.
A professora Rosiane Pereira Miranda, que leciona Língua Portuguesa e Redação no colégio estadual de Paranã, avaliou que os resultados apresentados pelos alunos estão relacionados à prática constante de escrita e ao acompanhamento pedagógico ao longo do ensino médio.
Com as notas do Enem, os estudantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições têm início na próxima segunda-feira (19). A pontuação do exame também pode ser utilizada para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições previstas entre 26 e 29 de janeiro, além da possibilidade de financiamento por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: AF Noticias
