Estudantes plantam 100 mudas de árvores frutíferas em nascente de córrego em Araguaína
Os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Moderna, no Setor Barros, em Araguaína, se mobilizaram para iniciar um projeto de preservação ambiental na região onde está localizada a unidade escolar. Nesta segunda-feira, (31/03), os alunos realizaram o plantio de 100 mudas de espécies nativas, às margens da nascente do córrego Jardim, no setor Cidade Jardim.
O projeto, batizado de “Corrente do Bem”, foi idealizado pelo professor da turma como uma forma de ensinar educação ambiental de uma forma prática e inserindo noções de cidadania na educação.
“A corrente do bem é justamente para criar esse elo, onde cada pessoa faz um pouquinho e assim vamos gerando exemplos positivos e passando a mensagem para as próximas gerações. As crianças puderam entender como funciona o processo de crescimento da planta e a importância da vegetação para a proteção das nascentes, garantindo os recursos naturais para as próximas gerações”, explica o professor do 5º ano, da Escola Municipal Moderna, Paulo Cesar Bonifácio.
Para os estudantes a experiência traz pequenos ensinamentos que poderão ser levados para a vida toda.
“Foi uma experiência muito legal, nós caminhamos até o lugar do plantio enquanto o professor ia explicando para a gente sobre a importância das árvores. Nós conhecemos o córrego e aprendemos que, sem as árvores, eles podem secar e nós não teremos mais água. Então, se cada um de nós plantar um pouquinho e fizer a sua parte, vamos ter um lugar muito melhor para viver”, contou a estudante Ana Vitória Cruz, de 10 anos.
Apoio técnico
As crianças realizam o plantio acompanhadas pelos professores e técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As 100 mudas de árvores frutíferas, como açaí, cupuaçu, ingá, goiaba e cacau, foram fornecidas pelo Viveiro Municipal de Araguaína e selecionadas pelos técnicos do Meio Ambiente.
“Antes da visita dos estudantes, nós fizemos um levantamento do local, verificando o desmatamento, a situação da água e selecionando as mudas para que os estudantes pudessem fazer o plantio. Esse tipo de iniciativa é de extrema importância, pois colabora com o trabalho que é realizado pelo Município na preservação dos nossos córregos e das nossas áreas verdes”, diz a engenheira agrônoma do Município, Thayane Oliveira.
Doação de mudas
Os moradores que queiram receber mudas para fazer o reflorestamento de alguma área, ou para vias públicas do seus bairros, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, por meio do telefone: (63) 3411-7044. Em caso de dúvidas sobre as regras de plantio do Plano de Arborização Urbana, o documento está disponível no site: https://www.araguaina.to.gov.br/cidadao
Fonte: AF Noticias