DestaqueEstado

FACIT anuncia 7º Seminário Jurídico com foco em oportunidades na área de cartórios

Notícias de Araguaína –  A Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT), por meio do curso de Direito, realizará entre os dias 17 e 19 de setembro, a 7ª edição do Seminário Jurídico, que neste ano traz o tema “Cartórios 360º: Protagonismo, Carreira e Rentabilidade no Direito“.

O evento será sediado no auditório do Campus II e promete reunir estudantes, advogados, autoridades e profissionais do setor jurídico em três dias de palestras, debates e networking.

Os cartórios exercem papel central na estrutura da Justiça e na garantia da segurança jurídica no Brasil, sendo responsáveis por registros, autenticações e atos essenciais para a preservação de direitos civis e patrimoniais. A compreensão aprofundada deste serviço é fundamental para aqueles que desejam atuar de forma estratégica no Direito, seja como advogado, oficial, registrador ou gestor jurídico.

De acordo com o coordenador do curso de Direito da FACIT, Daniel Cervantes, o seminário é um marco na formação jurídica regional. “O Seminário Jurídico da FACIT já tem tradição, está em sua sétima edição. Este ano, temos uma parceria importante com os cartórios e com a associação estadual e regional, contando com a atuação de profissionais de referência. O evento traz também a questão do empreendedorismo, para ensinar os alunos a gerar renda ainda na faculdade e a resolver problemas de clientes dentro de um sistema multiportas. É uma programação de muito conteúdo que vai movimentar a vida jurídica de Araguaína e região, além de abordar uma temática extremamente moderna”, destacou.

O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Tocantins, André Luis Fontanela, comentou sobre o evento. “Agradeço à FACIT pela valorosa parceria na realização do VII Seminário Jurídico. Esta iniciativa reforça a união entre a academia e as entidades representativas dos Notários e Registradores, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais do direito sobre a atuação extrajudicial. É fundamental que estudantes, advogados e operadores do direito conheçam e utilizem os instrumentos notariais e registrais como vias seguras, céleres e eficazes de acesso à justiça. Conectar teoria e prática é essencial para formar juristas preparados para a realidade. Seguimos juntos, fomentando o saber jurídico e valorizando a atuação extrajudicial no Tocantins”, disse o presidente.

A programação vai explorar as diversas possibilidades de atuação e rentabilidade na área cartorária, além de apresentar estratégias para prosperidade e eficiência no exercício profissional. O evento também será um espaço para ampliar conexões e trocar experiências, fortalecendo o protagonismo e a capacidade de inovação, competências cada vez mais valorizadas no mercado jurídico. A inscrição pode ser feita através do site (acesse aqui).

Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Tocantins, André Luis Fontanela.

Fonte: AF Noticias