Federação UB e PP acirra disputa por vaga ao Senado entre Vicentinho Júnior e Gaguim
A formalização da federação partidária entre União Brasil e Progressistas, batizada de União Progressista, redesenha o tabuleiro político do Tocantins. O ato realizado em Brasília nesta segunda-feira (19) consolidou uma aliança nacional estratégica e, no Estado, referendou a pré-candidatura da senadora Professora Dorinha Seabra (UB) ao governo em 2026.
DORINHA NO CENTRO DO PROJETO
Com a chancela da federação, Dorinha entra oficialmente no jogo majoritário como a principal aposta do bloco. Por outro lado, a senadora aposta em uma estratégia calculada: reservar apenas uma vaga ao Senado para ser discutida internamente e buscar fora da federação o nome que completará a chapa.
Nesse desenho, ela sinaliza preferência por uma aliança com o senador Eduardo Gomes (PL), deixando a disputa dentro da União Progressista restrita a Carlos Gaguim (UB) e Vicentinho Júnior (PP).
GAGUIM TEM RUEDA
No evento de formalização da federação, Carlos Gaguim teve sua pré-candidatura ao Senado homologada pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e anunciou Maria Emília Gonçalves de Rueda, a Mila Rueda, como sua primeira suplente.
Mila, irmã de Antonio Rueda, é tesoureira nacional do União Brasil, um dos maiores partidos do país, e em 2024 comandou um cofre estimado em R$ 536 milhões apenas do fundo eleitoral. Com a consolidação da federação União Brasil + PP, ela pode passar a administrar um orçamento próximo de R$ 1 bilhão em recursos públicos destinados a campanhas.
Mais do que suplente, Maria Emília ocupa posição estratégica dentro de um grupo que já controla Brasília e agora mira espaço no Senado, com nomes que têm acesso direto à máquina partidária e aos bastidores da federação que está sendo estruturada para 2026.
VICENTINHO TEM CIRO NOGUEIRA
O deputado federal Vicentinho Júnior, por sua vez, tem o respaldo do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, e demonstrou seu prestígio político e popular no lançamento de sua pré-candidatura ao Senado durante a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim.
Ciro Nogueira já declarou que a candidatura de Vicentinho Júnior a senador é uma das prioridades do Progressistas. No meio político, o deputado é considerado um político carismático e cumpridor de compromissos.
A postura discreta de Vicentinho nas redes após a convenção nacional dos partidos foi lida como reconhecimento da correlação de forças. Já o lançamento de sua pré-candidatura durante a Romaria, sem a presença de Dorinha, mas cercado de aliados como o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira (Podemos), e o vice-governador Laurez Moreira (PDT), reforçou a ideia de consistência do projeto para 2026.
CENÁRIO ABERTO E DISPUTA INTENSA
Portanto, diante desse cenário, o desenho da chapa majoritária liderada por Dorinha ao governo promete uma disputa intensa pelas vagas ao Senado.
Fonte: AF Noticias