Governo começa a enviar alerta para celulares roubados; veja como se cadastrar no programa
O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), começou a enviar notificações para celular com alerta de bloqueio emitido por roubo, furto ou perda, nesta segunda-feira (070/4).
De acordo com o MJSP, as mensagens serão enviadas por perfis verificados do ministério no WhatsApp, assim que um novo chip for instalado em aparelhos com restrições. A ação faz parte do programa Celular Seguro.
As notificações serão encaminhadas de forma automática, desde que o dono do telefone roubado, furtado ou perdido tenha solicitado o bloqueio no Modo Recuperação do programa.
Ao receber a mensagem do alerta de bloqueio, o usuário deverá acessar o site do Celular Seguro para orientações. Ele também deverá comparecer a uma delegacia de Polícia Civil para regularizar a situação. Caso não seja apresentado nota fiscal, ou comprovação de que o alerta foi emitido pelo próprio cidadão, ele precisará devolver o celular.
Os avisos chegarão por WhatsApp ou SMS e vão orientar o portador do celular a devolvê-lo em uma delegacia. O objetivo é atingir quem não sabe que comprou um celular com restrição.
Por isso, o alerta não deve ter abordagem intimidatória em que a pessoa é ameaçada de processo por receptação ou furto, por exemplo.
Com 2,6 milhões de usuários, o Celular Seguro foi usado para emitir 121 mil alertas de bloqueio desde o seu lançamento, em dezembro de 2023.
Como se cadastrar no Celular Seguro
- Baixe o aplicativo do Celular Seguro para Android ou iPhone (iOS)
- Faça o login com a conta gov.br
- Clique em “Registrar telefone”
- Selecione “Cadastrar telefone”
- Insira os dados do celular (número, operadora, marca) e, se quiser, uma pessoa de confiança
- Clique em “Cadastrar”
- Para indicar uma pessoa de confiança, clique em “Pessoas de confiança” na tela inicial e, depois, em “Cadastrar contato”. Insira os dados e confirme em “Cadastrar”.
COMO SABER SE CELULAR É ROUBADO?
O Celular Seguro também permite verificar se o celular que você pretende comprar é roubado roubo ou furto. Para isso, clique em “Celulares com Restrição” na tela inicial do aplicativo, insira o IMEI do aparelho e clique em “Consultar IMEI”.
Fonte: AF Noticias