AraguaínaDestaque

HDT-UFNT ofertará residências médicas em Nefrologia e Neonatologia a partir de 2026

Notícias de Araguaína – O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFNT), vinculado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu autorização para dois novos programas de Residência Médica em 2026, nas especialidades de Nefrologia e Neonatologia. Com esses, serão nove programas ao todo oferecidos na unidade, com um total de 18 vagas por ano.

As residências de Nefrologia e Neonatologia somam-se às de Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Medicina Intensiva Pediátrica, com duração de dois anos; e às de Infectologia, Medicina Intensiva, Pediatria e Oftalmologia, com duração de três anos. Das 18 vagas anuais, uma será da residência em Nefrologia e cinco da residência em Neonatologia. Com esse reforço, espera-se um aumento progressivo no número de médicos especialistas no estado.

“A abertura das residências em Nefrologia e Neonatologia no HDT-UFNT representa um avanço estratégico para o hospital, para a UFNT e para toda a região. Os novos programas fortalecem a formação acadêmica dos médicos residentes, ampliando a qualificação profissional, a integração ensino-serviço e a produção de conhecimento. Ao mesmo tempo, contribuem diretamente para a melhoria da assistência, garantindo cuidado mais especializado, resolutivo e humanizado aos pacientes. Trata-se de um passo fundamental para consolidar o HDT como hospital de ensino e referência em saúde”, comenta a gerente de Ensino e Pesquisa do HDT-UFNT/Ebserh, Danielle Pereira.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFNT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: AF Noticias