AraguaínaDestaque

Hospital Dom Orione é a primeira instituição filantrópica do Norte a conquistar certificação ONA

Notícias de Araguaína –  O Hospital Dom Orione tornou-se a primeira unidade de saúde filantrópica do Norte do Brasil a receber a certificação da ONA – Organização Nacional de Acreditação. Localizado em Araguaína, na região norte do estado, a instituição, com 49 anos de atuação, é referência regional em atendimentos de média e alta complexidade.

Para o diretor-presidente da instituição, padre Bruno Rodrigues, a acreditação representa um marco na trajetória do hospital. 

“Este reconhecimento reforça o compromisso do Hospital Dom Orione com a segurança, a qualidade e a humanização do cuidado — valores que refletem nossa missão de servir com excelência e compaixão. Mais do que um selo de qualidade, a acreditação simboliza a consolidação de uma gestão ética, transparente e pautada nos princípios cristãos, voltada para o bem-estar dos pacientes e para a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade”, destacou.

Desafios da acreditação

“Não foi uma tarefa fácil, mas uma oportunidade ímpar para melhorar o que oferecemos com gratidão: o ato de servir ao próximo. Foi necessário estabelecer padrões claros de trabalho, revisar processos, definir indicadores e fortalecer a responsabilidade compartilhada entre as equipes”, explica a gerente de Qualidade do hospital, Mara Cristina Gomes.

“Toda essa mudança exigiu engajamento, disciplina e constância, para que a cultura da qualidade deixasse de ser apenas um requisito e passasse a fazer parte do dia a dia da organização, consolidando práticas seguras, eficientes e sustentáveis”, complementou.

Segundo ela, não há dúvidas de que o conhecimento adquirido ao longo do processo contribuirá para o desenvolvimento dos profissionais, tornando-os ainda mais preparados para atuar com excelência, dentro e fora da instituição, fortalecendo também o mercado de saúde regional.

A importância da acreditação

A gerente de Operações Gerais da ONA, Gilvane Lolato, destaca que a acreditação é essencial para garantir qualidade, segurança e eficácia nos serviços prestados por instituições de saúde em todo o mundo. “A busca constante pela excelência no cuidado ao paciente tem motivado cada vez mais organizações a adotarem padrões exigentes, que asseguram a entrega de um atendimento seguro, eficiente e centrado nas necessidades do paciente”, afirma.

Sobre a ONA

Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2.329 são acreditadas. Desse total, a ONA é responsável por 74% das certificações, o que corresponde a mais de 1.700 instituições, sendo 430 hospitais.
Em números gerais, apenas 0,45% dos serviços de saúde cadastrados no Brasil possuem algum tipo de certificação.

Fonte: AF Noticias