AraguaínaDestaque

Inmet emite alertas de tempestade com ventos de até 100 km/h para todo o Tocantins

 Várias cidades do Tocantins amanheceram debaixo de chuva nesta quinta-feira (5), e a previsão é de que o tempo instável continue nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade que abrangem todo o território tocantinense, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e risco de transtornos à população.

O principal aviso é de grau laranja, que indica “perigo” e atinge quase todo o estado. Segundo o Inmet, nesse nível o volume de chuva pode chegar a até 100 milímetros em apenas 24 horas, além de ventos entre 60 e 100 km/h. Há risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e prejuízos à infraestrutura.

Já o alerta de nível amarelo, que representa “perigo potencial”, cobre a região do Bico do Papagaio. Para essa área, estão previstas chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos de 40 a 60 km/h, com risco menor, mas ainda existente, de alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia.

Previsão para o fim de semana

Na capital, Palmas, a quinta-feira começou com chuva em regiões das zonas Sul e Norte. A previsão indica muitas nuvens, pancadas de chuva e possibilidade de trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre 23 °C e 28 °C, e a instabilidade deve continuar até pelo menos domingo (7).

Em Araguaína, no norte do estado, o dia também começou chuvoso, por volta das 8h. A previsão aponta pancadas de chuva e trovoadas isoladas até o fim da semana, com máxima de 31 °C e mínima de 24 °C.

Já em Gurupi, no sul, os moradores devem enfrentar dias de muitas nuvens e chuvas isoladas. As temperaturas variam entre 22 °C e 31 °C, com umidade relativa do ar entre 60% e 70% até o fim de semana.

Orientações de segurança

O Inmet alerta que, em caso de rajadas de vento, a população deve evitar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de energia ou placas de propaganda.

Outra recomendação é desligar aparelhos eletroeletrônicos e, se possível, o quadro geral de energia. Em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

 

Fonte: AF Noticias