DestaqueEstado

Jovem que matou ex-namorada, mãe, cachorro e deixou pai ferido é condenado a 41 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Porto Nacional condenou, nesta terça-feira (19), Frederico de Jesus da Silva Ribeiro, 23 anos, a 41 anos, dois meses e oito dias de prisão em regime fechado pelo assassinato da ex-namorada, Olívia Arantes da Silva, 16 anos, e da mãe dela, Maria Arantes Franco, 58 anos, além da tentativa de homicídio contra o pai da jovem, Raimundo da Silva, 61 anos, e maus-tratos que resultaram na morte do cachorro da família.

O crime ocorreu em 28 de outubro de 2023, em uma chácara no Assentamento Bom Sucesso, zona rural do município. Segundo o processo, após discutir sobre o fim do relacionamento, Frederico deixou o local, buscou um facão e atacou Olívia. A mãe dela, Maria, foi morta ao tentar impedir a agressão, enquanto o pai foi golpeado, mas sobreviveu. Durante o ataque, a adolescente tentou fugir, mas foi alcançada e morta pelo acusado.

O Conselho de Sentença reconheceu as qualificadoras de motivo fútil, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas e feminicídio no caso da adolescente. O homicídio da mãe foi enquadrado em violência doméstica. Frederico também foi condenado pela tentativa de homicídio contra Raimundo e pelos maus-tratos ao animal da família.

Na fixação da pena, o juiz Alessandro Hofmann Teixeira Mendes destacou a “extrema frieza e determinação homicida” do réu e a forma premeditada como o crime foi praticado, apontando periculosidade além do comum.

Descontando o período em que Frederico já está preso, a pena definitiva ficou em 41 anos, dois meses e oito dias, a ser cumprida inicialmente em regime fechado na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional.

Preso preventivamente desde 31 de outubro de 2023, Frederico cumprirá a pena inicialmente na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional. A decisão é de execução imediata, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, mas ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

Olívia Arantes da Silva e a mãe Maria Arantes foram mortas

Fonte: AF Noticias