Liderada por mulheres, FACIT avança e passa a ter o maior curso de Medicina do Tocantins
Notícias de Araguaína – Criada em Araguaína e construída a partir de um projeto educacional de base familiar, a FACIT fecha o ano de 2025 com momento de consolidação no ensino superior. Liderada por mulheres e com gestão próxima da comunidade acadêmica, a instituição segue em expansão e passa a ofertar o maior curso de Medicina do Tocantins, conforme definição oficial do Ministério da Educação.
O reconhecimento está formalizado na Portaria nº 933, de 17 de dezembro de 2025, publicada no Diário Oficial da União em 18 de dezembro de 2025, pelo Ministério da Educação.
Clique aqui e confira a portaria
O ato autoriza a ampliação da oferta de vagas do curso de Medicina e posiciona a FACIT como a instituição com o maior número de vagas autorizadas no estado, garantindo respaldo regulatório, segurança jurídica e transparência ao processo de ingresso.
Enfrentando um monopólio da educação superior
Em um cenário nacional, não diferente no estado do Tocantins, marcado pela concentração do ensino médico em grandes grupos educacionais, a FACIT segue um caminho próprio. A instituição mantém um modelo de gestão familiar, com decisões acadêmicas orientadas pela realidade regional e pelo foco direto na formação de profissionais qualificados.
Essa identidade tem se refletido no crescimento da procura pelo curso e no aumento dos pedidos de transferência de outras instituições para a FACIT, especialmente de estudantes que buscam estabilidade institucional e qualidade docente.
Para a fundadora da FACIT, Dra. Ângela Maria Silva, a história da instituição é resultado de decisões feitas com coragem e responsabilidade, mesmo diante de um cenário adverso. “Somos uma instituição que nasceu no interior do Tocantins, liderada por mulheres, desacreditada por muitos no início, mas fortalecida a cada passo. Não foi fácil, houve portas fechadas e muitas dificuldades, mas seguimos com honestidade, trabalho sério e união. Hoje, ver o curso de Medicina consolidado é a prova de que vale a pena permanecer fiel a Deus”, destacou.
Médicos formando médicos
Com nota 4 na avaliação do MEC, sendo destaque no Tocantins, o curso de Medicina da FACIT se diferencia, também, pela composição do corpo docente, formado majoritariamente por médicos, com experiência assistencial e atuação acadêmica. A liderança do projeto está sob responsabilidade do doutor Luiz Fernando de Albuquerque, profissional reconhecido como referência na condução de uma proposta pedagógica que prioriza base científica sólida, prática clínica consistente e formação ética.
Para a diretora-geral da FACIT, Carollyne Mota, a consolidação do curso de Medicina representa mais do que a ampliação de vagas. “A FACIT nasceu em Araguaína, como um projeto familiar, e cresceu com muito trabalho, responsabilidade e fé. Cada avanço é fruto de um esforço coletivo, guiado por princípios, gratidão a Deus e pela certeza de que o bem, quando é feito com verdade, sempre prevalece”, afirmou.
Com a publicação da portaria do MEC, a instituição mantém aberto o processo seletivo contínuo para o curso de Medicina, com inscrições realizadas exclusivamente pelo site institucional. O vestibular marca a entrada de novos estudantes em um projeto acadêmico reconhecido, regulado e alinhado às diretrizes nacionais de formação médica.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
