Moradores se revoltam com água barrenta nas torneiras de Pium: ‘não tem cabimento’
Moradores de Pium, na região central do Tocantins, voltaram a reclamar da qualidade da água distribuída pela concessionária Hidro Forte. Segundo relatos enviados ao AF Notícias, o problema ocorre há vários meses, com interrupções recorrentes no fornecimento e três alertas de manutenção emergencial emitidos em menos de 15 dias.
Vídeos e depoimentos que circulam nas redes sociais mostram água escura e turva, além de críticas às tarifas cobradas mensalmente.
“Pagando 200, 300, 400 reais e recebendo uma água dessa qualidade”, desabafou um dos moradores da cidade, que tem cerca de 7,5 mil habitantes.
A moradora Ruth Siqueira também gravou um vídeo exibindo a água que chega às torneiras. “Se a gente consumir uma água dessa aqui, aonde a gente vai parar? No hospital, né? Não tem cabimento um ser humano ingerir isso”, afirmou.
Outro morador registrou o ponto de captação da água, apontando condições inadequadas. “Olha a situação disso aqui. Vê se tem condição da população beber uma água dessa. A empresa tem que resolver, porque desse jeito tá complicado”, relatou.
As imagens mostram reservatórios com aparência barrenta e vegetação seca, reforçando o impacto da estiagem sobre os mananciais que abastecem o município.

O que diz a Hidro Forte
Em nota enviada à reportagem, a Hidro Forte, concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto da cidade, informou que o abastecimento foi normalizado após ações emergenciais realizadas nos últimos dias.
A empresa atribuiu os problemas à forte estiagem, que teria levado ao esgotamento dos pontos de captação superficial utilizados anteriormente.
Leia também:
-
Governo Federal reconhece território quilombola com 1.592 hectares no norte do Tocantins
-
Funcionária desvia R$ 277 mil de empresa em Palmas e perde tudo com apostas online
Segundo a concessionária, quatro novos poços tubulares profundos foram perfurados para garantir o fornecimento e a segurança operacional do sistema.
“Durante as paralisações do sistema para reparos e melhorias, foram feitos avisos à população e disponibilizada água tratada por caminhão-pipa”, informou a empresa.
A Hidro Forte também afirmou que a qualidade da água é monitorada em laboratório próprio e em instituições externas acreditadas, reforçando o compromisso com a potabilidade.
A concessionária destacou ainda que mantém canais de atendimento pelo 0800 649 2500 e WhatsApp (63) 3028-4074, disponíveis para dúvidas e reclamações.
%2015.54.45_d3511b59.jpg)
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Nota da Hidro Forte na íntegra
“A Hidro Forte informa que o abastecimento em Pium (TO) está normalizado após diversas ações tomadas pela Hidro Forte nos últimos dias. Em razão da forte estiagem, os pontos de captação superficial de água utilizados para abastecimento da cidade secaram totalmente ocasionando interrupções no abastecimento e alterações no aspecto da água. Desde o último dia 7, a Hidro Forte realizou investimentos emergenciais com a perfuração de quatro novos poços tubulares profundos, normalizou-se o fornecimento de água e garantiu-se a segurança operacional.
Durante as ocasiões de paralisação do sistema para ações de reparo e melhoria dos equipamentos, a Concessionária realizou avisos à população e disponibilizou água tratada, através de caminhão-pipa, de forma emergencial.
A qualidade da água fornecida à população é controlada em laboratório próprio e em laboratórios externos com acreditação. A empresa mantém disponíveis seus canais de atendimento como o 0800 649 2500 e o WhatsApp 63 3028-4074, para mensagens de texto.”
Fonte: AF Noticias
