Operação da PF cumpre mandados contra lavagem de dinheiro oriunda do tráfico internacional de drogas no TO
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 21, a “Operação Rota Khalifa”, com o objetivo de identificar e apreender bens e valores provenientes do tráfico internacional de drogas.
A ação decorre de desdobramentos da Operação Rota Caipira, deflagrada em 26 de abril de 2023, que desarticulou organização criminosa atuante no tráfico internacional de entorpecentes, com ramificações nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão. Na ocasião, um dos principais integrantes do grupo foi preso ao retornar de viagem a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
No prosseguimento das investigações, voltado ao estrangulamento financeiro da organização criminosa que movimentou aproximadamente 1,6 bilhões de reais, a Polícia Federal identificou propriedades rurais no estado do Pará, além de outros bens móveis, adquiridos e utilizados para ocultar e dissimular valores ilícitos.
O nome da operação faz referência ao “Burj Khalifa”, o edifício mais alto do mundo, situado em Dubai, em alusão à prisão de um dos principais investigados ter sido realizada no Brasil, após retornar de uma viagem a Dubai.
Fonte: Gazeta do Cerrado.