Pais e mães passam a madrugada em filas para garantir vagas em escolas do Tocantins
Pais e mães de alunos da rede municipal de ensino de Dianópolis, no sudeste do Tocantins, enfrentaram longas filas durante a madrugada para tentar garantir vagas para os filhos em escolas públicas do município. Em alguns casos, famílias chegaram a dormir dentro das unidades ou nas calçadas, temendo não conseguir efetivar a matrícula.
Imagens e relatos compartilhados nas redes sociais evidenciam a situação enfrentada durante a madrugada desta segunda-feira (14). Em um dos vídeos, uma mãe desabafa sobre a insegurança quanto ao acesso à vaga. “Dianópolis, Tocantins, na porta da escola para conseguir uma vaga. Para amanhã, se não for assim, não acha vaga”, afirma.
Um pai relatou que passou a noite em uma unidade escolar, mas, ao amanhecer, precisou se deslocar para outra escola após ser informado de que não havia mais vagas na unidade mais próxima de sua residência. Segundo ele, a corrida entre escolas ocorreu nas primeiras horas da manhã.
Pais e mães ouvidos classificaram a situação como constrangedora e humilhante, afirmando que o processo expôs as famílias a desgaste físico e emocional. Uma mãe contou que os atendimentos tiveram início apenas às 7h e que cada matrícula levava mais de 30 minutos, em razão da conferência de documentos, o que resultou em poucos atendimentos ao longo da manhã. “A fila não andava, e muita gente ficou sem resposta”, relatou.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, afirmou que há vagas garantidas para todas as crianças em idade escolar até 14 anos na rede municipal e que o direito constitucional à educação está assegurado.
“O Município reconhece que o modelo de matrícula não foi o ideal, mas as filas formadas se dão em razão da escolha pela disponibilidade imediata na escola ou turno desejado pela família”, informou a gestão. Segundo a nota, as situações são consideradas operacionais e estão sendo resolvidas por meio de análise individual e diálogo com os responsáveis.
Leia também:
-
UFNT abre 273 vagas para reintegrar ex-alunos desistentes, desvinculados ou jubilados
-
Fazendeiro morre após colisão entre caminhonete e caminhão na TO-335, a Transcolinas
A Secretaria também anunciou que um sistema de matrículas on-line será implantado ainda neste ano, com o objetivo de tornar o processo mais ágil e transparente, reduzindo a ocorrência de filas no futuro.
A Prefeitura destacou, ainda, que a educação municipal possui reconhecimentos regionais e nacionais, como o Selo Ouro de Alfabetização do MEC, bons resultados no Ideb e desempenho no Saeto, e reafirmou o compromisso com a melhoria contínua do ensino público no município.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
