AraguaínaDestaqueEstadoPalmas

Palmas, Araguaína e Gurupi terão 18 locais de provas no 2º Concurso Nacional Unificado

No próximo domingo, dia 5 de outubro, o Brasil viverá mais um marco em sua história de concursos públicos. A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) reunirá mais de 760 mil inscritos em todas as regiões do país para a realização das provas objetivas, consolidando-se, mais uma vez, como uma das maiores seleções públicas já realizadas para ingresso no serviço público federal.

No Tocantins, serão 18 locais de aplicação de provas distribuídos nas três maiores cidades. A capital Palmas concentra a maior estrutura, com 10 locais preparados para receber milhares de candidatos. Araguaína contará com 5 locais de prova, enquanto Gurupi terá 3 unidades destinadas ao certame.

O maior local de aplicação de provas no estado é o campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, que tem 1.998 candidatos inscritos.

Mobilização nacional

Em todo o Brasil, serão 1.294 locais de aplicação de provas em 228 cidades, abrangendo todas as 27 unidades da Federação. A logística envolve o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), que executa o concurso.

O objetivo é garantir acessibilidade, segurança e tranquilidade às pessoas candidatas, reduzindo deslocamentos e assegurando o alcance nacional e inclusivo da seleção.

Estrutura e grandes polos

Universidades federais, estaduais, particulares e centros educacionais de grande porte foram escolhidos pela capacidade de acolhimento e infraestrutura. Em Palmas, os locais de aplicação estarão espalhados por instituições estratégicas, a fim de garantir fluidez na chegada dos candidatos.

Seleção histórica

O CPNU 2 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades do Executivo Federal, distribuídas em todas as regiões. As provas serão aplicadas em 228 cidades, alcançando candidatos de 4.951 municípios brasileiros.

CONSULTA

Todos os inscritos já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição no site da Fundação Getúlio Vargas. O documento traz endereço completo do local de aplicação, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.

Cronograma oficial

Prova objetiva: 5/10/2025
Divulgação da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
Prova discursiva: 7/12/2025
Verificação de cotas: 30/11 a 8/12/2025
Resultado final previsto: 30/01/2026

Fonte: AF Noticias