DestaqueEstado

Réu por matar vendedor a tiros na Praia da Graciosa é condenado a 24 anos de prisão

Noticias de Palmas – O Tribunal do Júri de Palmas condenou, nesta segunda-feira (1º/9), Jairon de Souza Silva a 24 anos e 9 meses de prisão em regime inicialmente fechado pelo assassinato do vendedor Vinícius Lucas Ferreira Silva, de 28 anos, morto a tiros na madrugada de 30 de setembro de 2023, na Praia da Graciosa. O réu não poderá recorrer em liberdade.

A decisão acolheu integralmente a tese apresentada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), que enquadrou o crime como homicídio duplamente qualificado — por motivo fútil e pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A acusação foi sustentada em plenário pelo promotor de Justiça Argemiro Ferreira dos Santos Neto.

O crime

De acordo com a denúncia, Jairon matou Vinícius por um mero desentendimento movido por ciúmes. A vítima teria demonstrado incômodo com a aproximação entre sua companheira e o réu durante uma festa na praia, onde ambos estavam acompanhados de amigos em comum.

A investigação apontou que, após perceber que Vinícius estava embriagado e em discussão com a companheira, Jairon esperou o momento em que o jovem se afastou do grupo para atacá-lo de surpresa. O réu sacou uma arma de fogo e efetuou diversos disparos, impossibilitando qualquer chance de defesa da vítima.

Prisão e julgamento

Após o crime, Jairon fugiu do local, mas foi preso em novembro de 2023. Desde então, permaneceu em prisão preventiva até ser levado a julgamento nesta semana.

Com a condenação, o réu seguirá no sistema prisional para cumprimento da pena de quase 25 anos de reclusão.

Fonte: AF Noticias