AraguaínaDestaque

Secad destaca avanços na valorização dos servidores e modernização da gestão em 2025

A Secretaria de Estado da Administração (Secad) apresentou o balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025, com destaque para iniciativas nas áreas de gestão de pessoas, modernização administrativa, assistência à saúde do servidor, inclusão social e ampliação do atendimento ao cidadão no Tocantins.

Nos últimos dias do ano, a Secad concentrou esforços técnicos para viabilizar a antecipação dos pagamentos aos servidores estaduais, conforme determinação do governador Wanderlei Barbosa.

Gestão de pessoas

Na área de gestão de pessoas, a Secad executou ações relacionadas à valorização do servidor, incluindo a ampliação do Programa Pró-Saúde no Trabalho, com atividades voltadas à promoção da saúde, ginástica laboral, campanhas de prevenção, enfrentamento à violência contra a mulher e atenção à saúde mental.

A Avaliação Periódica de Desempenho (Aped) foi realizada de forma totalmente digital em 2025. O processo incluiu capacitações e possibilitou a concessão de progressões funcionais. No período, foram publicadas mais de 7,7 mil progressões, totalizando mais de 139 mil desde 2021.

Ainda em 2025, a Secad reorganizou o pagamento do auxílio-alimentação, que passou a ser realizado por meio de cartão específico. Também foi antecipado o pagamento do décimo terceiro salário para servidores aniversariantes do mês de dezembro. O montante pago foi de R$ 41 milhões, beneficiando mais de 29 mil servidores antes do dia 20.

Assistência à saúde

O Servir, plano de assistência à saúde dos servidores públicos estaduais, manteve atendimento ao longo de 2025. Segundo dados da Secad, o plano atendeu mais de 86 mil beneficiários, entre servidores e dependentes, por meio de uma rede com mais de 400 prestadores. No período, foram registrados mais de 3 milhões de procedimentos, incluindo consultas, exames, internações e terapias.

Para adequação às exigências da legislação vigente e atualização da rede credenciada, a Secad iniciou, em 26 de dezembro, um novo processo de credenciamento.

Modernização administrativa

No campo da modernização administrativa, a Secad avançou na digitalização de documentos, na utilização de soluções com inteligência artificial para organização de dossiês funcionais e na capacitação de servidores para o uso de sistemas digitais. A Escola de Governo ampliou a oferta de cursos ao longo do ano.

A secretaria também aderiu ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) e manteve parceria com o Banco Mundial, por meio do Pró-Gestão Tocantins, voltada ao planejamento da implantação de novos sistemas integrados de gestão de pessoas e folha de pagamento.

Inclusão e políticas específicas

Em 2025, a Secad desenvolveu ações voltadas a pessoas com deficiência, famílias atípicas, jovens e estagiários. O Programa Oportunidade Jovem foi reconhecido nacionalmente com menção no Prêmio IEL de Talentos.

Atendimento ao cidadão

As unidades do Programa de Atendimento ao Cidadão (PronTO) registraram, em 2025, mais de 398 mil atendimentos e aproximadamente 952 mil serviços prestados nos municípios de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional.

A unidade de Porto Nacional completou um ano de funcionamento, com mais de 70 mil atendimentos registrados no período. Em Gurupi, o PronTO realizou mais de 197 mil atendimentos, atendendo moradores de 13 municípios da região sul do estado.

Em Araguaína, foi entregue a nova sede do PronTO, instalada em um shopping da cidade. A unidade dispõe de mais de 60 guichês de atendimento e reúne serviços de diversos órgãos estaduais e federais, entre eles Detran/TO, Sine, Polícia Federal, Naturatins, Procon e Hemorrede Tocantins. Os usuários contam ainda com duas horas de estacionamento gratuito durante o atendimento.

Avaliação institucional

Ao comentar o balanço do ano, o governador Wanderlei Barbosa e o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, destacaram aspectos relacionados à valorização do servidor, à responsabilidade fiscal e à ampliação do acesso da população aos serviços públicos.

O balanço apresentado pela Secad reúne as principais ações executadas em 2025 nas áreas administrativa, funcional e de atendimento ao cidadão.

Plano Servir garantiu atendimento a mais de 86 mil beneficiários

Secad encerra o ano com foco em eficiência, inclusão e serviços de qualidade ao cidadão.

Fonte: AF Noticias