Dieta X Cárie
A saúde bucal depende muito dos nossos hábitos de higiene, portanto, somos constantemente orientados sobre técnicas de escovação, uso do fio dental, tipos de escovas dentais, pastas de escovação, antissépticos bucais. Porém, a dieta pode ser tão decisiva quanto a higiene na formação ou não de cárie.
Há relatos e artigos científicos sobre povos indígenas ou culturas isoladas em várias partes do planeta, que não têm contato com os hábitos alimentares modernos e, consequentemente, índices baixíssimos de cárie. Observou-se que tais civilizações possuíam métodos rústicos de higienização bucal ou mesmo nenhum. Como explicar então essa resistência à doença cárie?
A maioria das pessoas imagina que as bactérias presentes na cavidade bucal se alimentam da estrutura dental, perfurando-a e formando a cárie. Mas não é bem assim, na realidade as bactérias e demais micro-organismos que habitam nossa boca se alimentam dos restos da comida que mastigamos, em especial, o açúcar e o carboidrato. Ao fazerem isso, o restinho da lasanha que você comeu no almoço e do chocolate da sobremesa, são metabolizados por esses monstrinhos microscópicos e, assim como nós, o que entra tem que sair. A substância eliminada pelos micro-organismos é extremamente ácida, e é esse ácido que desmineraliza a superfície dental, causando assim a cárie.
Assim como os povos isolados, que são quase imunes à cárie por não consumir açúcar, nós também podemos incluir a dieta como estratégia de prevenção dessa doença. Devemos evitar especialmente o açúcar e priorizar os alimentos sabidamente saudáveis, como: frutas, legumes, peixes, ovos, leite, dentre outros.
Podemos concluir então que: quanto menos consumirmos doce e massa, menores as chances de sofrermos lesões nos dentes. Mesmo essas delícias culinárias oferecendo tal risco, não há necessidade de eliminá-las. Controlar a quantidade e a frequência com que as comemos, além de manter a boa forma física, pode nos trazer economia com o dentista.
Devemos evitar consumi-los indiscriminadamente, durante todo o dia, pois costumamos fazer a higiene oral somente após as principais refeições. Nesse caso, a prática da sobremesa é bem vinda, ou seja, comer doce preferencialmente após as refeições principais. Porém, se você for traído pelo desejo, tente escovar em seguida. Seus dentes agradecem.
COLUNISTA: Dr. Márcio Fonseca