Doenças cardíacas causadas pelo tabaco matam quase 2 milhões de pessoas por ano
Os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 1,9 milhões de pessoas no mundo morrem devido a doenças cardíacas provocadas pelo tabaco. O levantamento alerta, ainda, que o fumo é responsável por uma a cada cinco mortes de pacientes com doenças cardíacas. Fumantes passivos também estão expostos aos riscos de desenvolverem doenças do coração.
No Brasil, o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano, de acordo com a OMS. E não é somente o cigarro que causa danos. Produtos derivados do tabaco, como cigarro eletrônico e narguilés, são nocivos à saúde da mesma forma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mesmo parecendo inofensivo, fumar narguilé é como fumar 100 cigarros. O uso deste derivado do tabaco, além de causar dependência, ainda é responsável pela transmissão de doenças infectocontagiosas.
Para o Dr. Henrique Furtado, especialista em doenças do coração, o tabagismo provoca alterações cardiovasculares que levam ao infarto. “O cigarro, por exemplo, acelera os batimentos cardíacos, alterando o seu ritmo. Isso gera a contração das artérias, aumentando a pressão arterial. Aí temos um cenário muito propício a um AVC”, alertou o médico.
“É preciso abandonar todos os hábitos que nos fazem mal e podem até levar à morte. Também é extremamente necessário intensificar as campanhas contra o tabagismo e incentivar a sociedade a buscar cada vez mais informações sobre a saúde cardiovascular. E mais importante ainda é estar com os seus exames em dia e sempre procurar um especialista”, recomendou o Dr. Henrique Furtado.
Tabagismo e coronavírus
Segundo o INCA, fumantes podem ser considerados mais suscetíveis ao contágio do coronavírus, uma vez que todo o ato de fumar envolve o constante contato dos dedos com os lábios. Além do mais, o tabaco causa outros tipos de inflamações, que acabam comprometendo os mecanismos de defesa do organismo. O cigarro é responsável por doenças pulmonares, o que pode fazer com que o fumante desenvolva um caso mais sério de Covid-19.
Câncer de pulmão
A OMS também afirma que 90% dos casos de câncer de pulmão está associado ao tabagismo e que fumantes têm 20 vezes mais riscos de desenvolver a doença. Mais de 28 mil casos de câncer pulmonar são registrados por ano, no Brasil, de acordo com o INCA.
Fonte: Precisa Assessoria