Estudantes de escola pública vão às ruas em defesa das pessoas com deficiência no Tocantins
A Escola Estadual Deoclides Muniz, em Almas (TO), realizou uma blitz educativa sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como tema ‘Nossa História: quem somos e o que fazemos’. A ação foi realizada nesta quarta-feira (21/8).
A ação contemplou os estudantes do ensino médio e fundamental, que percorreram as principais ruas da cidade com faixas alusivas ao tema e carro de som. Na oportunidade, os estudantes fizeram a entrega de panfletos de conscientização sobre o tema. A programação teve o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas dessa população.
De acordo com a diretora Ana Andreza, a semana aborda uma temática muito significativa, pois é preciso conscientizar os estudantes e a comunidade sobre as necessidades desse público, para que, assim, possamos combater qualquer forma de preconceito e discriminação. “A nossa escola veste a camisa da inclusão, respeitando a todos, independentemente de suas características”, pontuou.
“É importante pontuar que o Ministério da Saúde reforça que as políticas públicas visam assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência e sua inclusão social“, completou a diretora.
“Acredito que a ação pode apresentar um impacto positivo na sociedade, pois vislumbra a sensibilização e o olhar das pessoas da comunidade em que os estudantes da Sala de Recursos Multinacionais da Escola Estadual Deoclides Muniz, fazem parte“, comentou a professora de Atendimento Especial Especializado, Geanne Oliveira, responsável pela ação.
Além da blitz educativa que foi realizada, a Sala de Recurso Multifuncional (SRM) desenvolverá também ações durante toda essa semana, como palestras e roda de conversa sobre a temática. Dentro da programação serão realizadas, até a próxima terça-feira (27), rodas de conversa e acolhimento em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
“A ação é importante para que todos ajudem as pessoas com deficiência a viver melhor na escola, na rua e em suas casas“, comentou o estudante Gleibson Tavares Soares.
De acordo com a Orientadora Educacional da Escola Estadual Deoclides Muniz, Flávia Rogéria, quando a comunidade como um todo está envolvida no processo de sensibilização, há uma mudança positiva na percepção e atitude em relação à inclusão. As pessoas passam a compreender que a diversidade é uma riqueza e que a inclusão beneficia a todos.
Vale pontuar que a data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.