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Colégio da capital aposta em Educação Socioemocional para o Novo Ensino Médio

No Centro Educacional São Francisco de Assis, os alunos poderão contar com o Laboratório de Inteligência de Vida

Acompanhar jovens que estão na última etapa da Educação Básica, pode ser uma tarefa desafiadora. E com o novo Ensino Médio, essa tarefa tem se tornado ainda mais complexa, intensificando a necessidade de instrumentos, estratégias estruturadas e criativas que auxiliem na formulação de um currículo alinhado com as diretrizes propostas.

O Novo Ensino Médio possui um papel relevante na construção de identidade dos estudantes, pois aborda valores importantes na formação integral destes. Além disso, conta com uma perspectiva curricular mais abrangente e comprometida com a formação dos estudantes nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

Em meio a todas as expectativas da reformulação do novo ensino médio, é esperado que as competências socioemocionais tenham ainda mais destaque no processo formativo dos estudantes. Trabalhar com a inteligência emocional na escola possibilita aos alunos maior controle sobre as emoções, afinal, a capacidade de lidar com elas é essencial no período escolar e também muito útil para o futuro profissional dos estudantes.

Na capital, o Centro Educacional São Francisco de Assis já está preparado para atender a essas mudanças, por isso, o Laboratório de Inteligência de Vida, atuará no ensino médio, desenvolvendo projetos de vida e trabalhando a inteligência emocional dos alunos que estarão enfrentando essa nova etapa.

A coordenadora educacional, Profa. Esp. Cláudia Cristiane de Andrade, assegura que a escola já está mais do que preparada para garantir uma transição segura aos alunos, em conjunto com o desenvolvimento da inteligência emocional. “Estamos preparados para atuar desenvolvendo projetos de vida, potencializando as escolhas pessoais e profissionais dos alunos, conduzindo os alunos a ampliarem as visões de mundo por meio de ferramentas interativas, estimulando o desenvolvimento da inteligência emocional e das habilidades socioemocionais, na perspectiva do “Projeto de Vida” assegurado pelo MEC”, pontuou.

Para a aluna do 9º ano, Maria Eduarda Barrionuevo, de 15 anos, o novo ensino médio traz um pouco de apreensão, mas ao mesmo tempo a escola passa segurança aos alunos. “Eu fico um pouco apreensiva, mas ao mesmo tempo muito feliz porque acredito que essa mudança possa ser algo bom. Aqui no Cesfa, me sinto segura e a escola está nos ajudando em relação a essa nova etapa”, destacou.

Novo Ensino Médio
De acordo com o Ministério da Educação, a proposta do novo ensino médio define que 60% da grade curricular deve ser organizada em torno de disciplinas comuns e 40% em itinerários formativos de aprofundamento, que devem ser escolhidos pelos estudantes conforme os seus interesses e necessidades.

As escolhas serão entre disciplinas temáticas que fazem parte da base diversificada da escola e articulam duas ou mais disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para aprofundar os conhecimentos construídos pelos estudantes. Além disso, foi ampliada a carga horária mínima do estudante na escola, de 800 para mil horas anuais.

Por: Mariana Teodoro / Precisa Ascom

Fonte: Precisa Assessoria