Ensino online com metodologia inovadora tem aprovação de 80% dos pais
Uma pesquisa realizada pelo Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA) mostrou índice de aprovação de 82,78%, tanto na metodologia quanto no material didático adotados pelo colégio, durante o período de distanciamento social, em que as aulas estão acontecendo online. Aplicada para cerca de 300 famílias, o pesquisa revelou, ainda, que 77,45% dos pais preferem permanecer com as aulas remotas (40,45%) ou se sentem inseguros para o retorno a sala de aula (37%). Apenas 20% querem o retorno o mais rápido possível.
Além disso, os dados mostram que 75% dos pais também conseguem identificar o quanto a metodologia de 4 Tempos – pensada exclusivamente pelo CESFA nesse período de pandemia – contribui positivamente no processo de aprendizagem de seus filhos. Avanços educacionais, mesmo em casa, são percebidos por 70% dos responsáveis que participaram da pesquisa, realizada em agosto de 2020.
De acordo com a Profa. Esp. Cláudia Cristiane de Andrade, a pesquisa mostra que, mesmo aulas presenciais suspensas, as novas formas de ensinar estão trazendo resultados positivos. “A Educação está se adaptando às novas condições e fazendo com que professores, pais e alunos também se adequem, durante este período. O método desenvolvido pelo Cesfa, além de utilizar conceitos de excelência perpetuados entre educadores, também agrega competências socioemocionais necessárias ao desenvolvimento integral do ser humano”, destacou a especialista.
Outro ponto da pesquisa foi a possibilidade da continuidade das aulas remotas por um período extenso (até o final de 2020, por força de decretos ou leis dos órgãos de Educação e Saúde). Em uma escala de 0 a 10, 70% dos responsáveis indicariam o CESFA, nas escalas de 8, 9 e 10.
Metodologia de 4 tempos
Reconhecida pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), a metodologia é dividida em 4 momentos, sendo eles: “Pré-Aula”, em que o professor planeja e prepara os materiais que serão disponibilizados. No tempo “Aula”, o professor ministra a aula “sob medida” para a turma. O 3º tempo, intitulado “Pós-Aula”, é o momento em que o aluno passa a desenvolver habilidades de liderança, senso crítico, colaboração, cooperação, argumentação, observação e síntese. Por fim, no “Fechamento”, a aula remota e sob medida é pautada nas questões não compreendidas pelas equipes formadas no 3º tempo.
Fonte: Precisa Assessoria