Iniciativa sustentável: alunos apresentam estudo sobre consumismo e descarte de resíduos sólidos na capital
Durante o projeto de pesquisa os alunos desenvolveram folders informativos sobre o assunto
Um dos maiores desafios para o futuro é a preservação do meio ambiente. O consumo consciente e o descarte correto do lixo são uma das alternativas para frear as severas consequências que vem ocorrendo no meio ambiente, principalmente no que diz respeito às mudanças climáticas. Pensando nisso, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio São Francisco de Assis, realizaram um projeto de pesquisa sobre a relação da sociedade e a natureza, que envolvem questões como o consumo digital e a pandemia, poluição dos rios, aumento do consumo e aumento da degradação do meio ambiente e o descarte de resíduos sólidos.
Dentre os frutos do projeto, está a pesquisa realizada com alunos e moradores de Palmas, onde ficou evidente que a maioria das pessoas não descartam os resíduos sólidos de maneira correta. Durante a pesquisa os estudantes aplicaram um formulário sobre como era feito o descarte do lixo, a maioria das pessoas responderam que não fazem a separação por falta de conhecimento ou porque não aprenderam a fazer o descarte de forma correta.
Essa destinação incorreta do lixo não é por falta de locais adequados para o descarte. Durante a pesquisa os alunos detectaram 17 pontos de coleta seletiva em Palmas, que vão desde resíduos sólidos como plástico, papel, vidro e até mesmo o óleo vegetal.
Para a professora idealizadora do projeto, Genilza Cruvinel, um dos principais objetivos do projeto é conscientizar a comunidade escolar e a sociedade como um todo. “Queremos levar conscientização e fazer com que os alunos sejam propagadores de que em Palmas nós temos sim coleta seletiva. E fazer com que as demais pessoas que tenham acesso a essa informação sejam multiplicadoras do processo de reciclar e descartar esses resíduos de forma menos agressiva ao meio ambiente”, afirmou a professora.
O consumismo durante a pandemia também foi um dos temas abordados na pesquisa. Para Gabriel de Souza, um dos estudantes que também faz parte do projeto, repensar o consumo é primordial para manter o futuro das próximas gerações. “É importante fazer com que a sociedade repense sobre os atos compulsivos de consumo. A nossa sociedade retira mais da natureza do que devolve a ela, e isso é devastador para as próximas gerações, pois elas estarão diante de mundo instável e com poucos recursos hídricos, por exemplo. Então o nosso intuito é fazer com que as pessoas repensem sobre isso”, destacou o aluno.
Para o aluno Fernando Lima, é importante que cada um repense o seu papel na preservação do meio ambiente. “Se cada um fizer a sua parte irá contribuir para um mundo melhor. Além disso, é importante ter o senso crítico de cobrar principalmente das indústrias que são as maiores responsáveis pela produção desenfreada e consequentemente pelo aumento do lixo”, ressaltou o estudante.
Projeto Médio Integrador
A pesquisa desenvolvida pelos alunos faz parte do Projeto Integrador, uma disciplina do Novo Ensino Médio que tem como proposta pedagógica intensificar a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade de interesse dos estudantes. Com base nas metodologias ativas, se propõe a trabalhar aspectos importantes como o incentivo ao pensamento científico, crítico e criativo, o trabalho em equipe, a sinergia para o alcance de objetivos comuns, a comunicação em diferentes linguagens, entre outros.
Isabela Cavalcante, aluna que também participou do projeto de pesquisa destacou a importância desses temas serem abordados na escola. “O método no qual esse projeto foi aplicado no Novo Ensino Médio é muito relevante, porque as escolas do Brasil não abordam os temas voltados para o cuidado com o meio ambiente, como abordam as matérias que são mais voltadas para a profissão”, destacou a aluna.
Fonte: Precisa Assessoria