Surto de sarampo mobiliza Estado, prefeituras e Ministério da Saúde em ações urgentes
Notícias do Tocantins – Diante do surto de casos confirmados de sarampo na pequena cidade de Campos Lindos, no norte do Tocantins, autoridades de saúde do Estado e do Ministério da Saúde se reuniram, nesta segunda-feira (28), em Palmas, para alinhar estratégias urgentes de combate à doença. O seminário macrorregional ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
Participaram do evento representantes de 53, dos 81 municípios convidados, pertencentes às regiões Amor Perfeito, Cantão, Capim Dourado, Ilha do Bananal, Sudeste e seis cidades do Cerrado Tocantins Araguaia. Técnicos do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (DPNI/MS) também estiveram presentes.
Com nove casos já confirmados — de um total de 16 notificações — o evento marcou uma ofensiva tripartite (Estado, União e municípios) para conter o avanço da doença, atualizar a situação epidemiológica e reforçar a vacinação.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou o caráter emergencial das ações. “Assim que soubemos dos casos suspeitos no município de Campos Lindos, encaminhamos imediatamente técnicos ao local para atuarem em conjunto com o município e o Ministério da Saúde. Estamos atuando de forma tripartite para identificar os casos e, principalmente, promover a vacinação da nossa população”, afirmou.
Para o diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti Fernandes, o momento é de mobilização nacional. “O Ministério da Saúde vem ao Tocantins para um trabalho de sensibilização dos profissionais de saúde e articulação com os gestores, mobilizando todos no combate ao sarampo. O Brasil é um país livre da doença, mas há uma grande pressão pela reintrodução, considerando o aumento de casos em outros países e a ocorrência de casos importados em um município do interior do Estado. O sarampo é uma doença evitável. Temos vacinas seguras, produzidas no Brasil há décadas. Vacinar agora é proteger a si mesmo, à família e à comunidade”, reforçou.
Mobilização técnica e capacitação
O seminário também serviu como espaço de capacitação. Para a enfermeira Daiane Soares Galvão, de Recursolândia, a troca de informações foi essencial para fortalecer as estratégias de vacinação nos municípios.
“Foi possível adquirir conhecimento, compreender melhor a situação epidemiológica do sarampo e levar essas informações para fortalecer a vacinação no município. Com certeza, os aprendizados de hoje vão fortalecer a atuação em nosso município”, avaliou a coordenadora de imunização de Recursolândia.
A secretária municipal de Saúde de Porto Nacional, Cristiane Nunes, também destacou a importância do encontro. “Viemos com nossa equipe de vigilância em saúde, coordenadores de imunização e profissionais do distrito de Luzimangues para reforçar nosso compromisso com a prevenção”, disse.
Próxima parada: Araguaína
Nesta terça-feira (29), a mobilização segue para o norte do Estado. Araguaína recebe a segunda edição do seminário macrorregional, voltado a representantes de 58 municípios das regiões Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia e Cerrado Tocantins Araguaia. O encontro será realizado às 14h, no auditório da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.


Fonte: AF Noticias