Tocantins inicia no SUS tratamento que filtra o sangue e elimina componentes nocivos
Notícias do Tocantins – Com foco em ampliar o acesso a tratamentos de alta complexidade pelo SUS, o Governo do Tocantins passa a oferecer, a partir desta segunda-feira (22), o serviço de aférese terapêutica na rede pública estadual de saúde. O procedimento é coordenado pela Hemorrede Tocantins e tem como unidade de referência o Hospital Geral de Palmas (HGP). Para viabilizar o serviço, o Estado investe R$ 335 mil por ano na operacionalização do equipamento utilizado no tratamento.
O que é a aférese terapêutica
A aférese terapêutica é um procedimento em que o sangue do paciente é retirado e processado por uma máquina, capaz de separar e remover componentes prejudiciais à saúde, como células ou substâncias associadas à piora do quadro clínico. Após esse processo, o restante do sangue é devolvido ao organismo de forma segura, seguindo protocolos médicos específicos.
Para quais doenças o tratamento é indicado
O novo serviço beneficiará pacientes com doenças graves e, muitas vezes, de evolução rápida, especialmente nas áreas neurológica, hematológica e autoimune. Entre as principais indicações estão:
-
Doenças neurológicas: esclerose múltipla, síndrome de Guillain-Barré, miastenia gravis e encefalomielite disseminada aguda;
-
Doenças hematológicas: leucemia (para retirada de blastos), anemia falciforme (em crises graves e AVC) e púrpura trombocitopênica trombótica (PTT);
-
Doenças autoimunes: síndrome de Goodpasture e crioglobulinemia.
Mais acesso e menos deslocamentos
De acordo com a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes, a oferta da aférese terapêutica no estado representa um avanço importante na qualificação da rede pública. Segundo ela, o serviço amplia o acesso a um tratamento de alta complexidade, que muitas vezes precisa ser iniciado com urgência, garantindo mais segurança, agilidade e cuidado centrado no paciente.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou que a implantação do serviço reduz a necessidade de encaminhamento de pacientes para outros estados. Isso permite início mais rápido do tratamento, gera economia aos cofres públicos e proporciona mais conforto e qualidade de vida aos pacientes e familiares.
HGP será a unidade de referência
O Hospital Geral de Palmas foi definido como referência por concentrar a estrutura necessária e equipes especializadas. Segundo o diretor de Apoio à Gestão Hospitalar da SES-TO, Victor Ferreira Diniz, a centralização do serviço garante um fluxo mais claro e seguro para que outras unidades do estado possam encaminhar pacientes de alta complexidade quando houver indicação.
Como funcionará o atendimento
Conforme explicou o diretor técnico do HGP, Ermilton Barreira Parente, o paciente será inicialmente encaminhado pela regulação estadual. Após avaliação pela equipe do hospital, o atendimento será realizado por um hematologista da Hemorrede, responsável pela execução da aférese terapêutica dentro da estrutura do HGP.
O hematologista e responsável técnico da Hemorrede, Rodolfo Batista Soares Vargas, ressaltou que o novo serviço permitirá oferecer um tratamento com melhor resposta clínica para pacientes com síndromes neurológicas, doenças autoimunes e hematológicas. Segundo ele, a aférese terapêutica amplia as opções disponíveis na rede pública e representa um avanço significativo no cuidado aos pacientes atendidos pelo SUS no Tocantins.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
